Degase e FAETEC firmam importante parceria em prol da socioeducação

Degase e FAETEC firmam importante parceria em prol da socioeducação
Degase e FAETEC firmam importante parceria em prol da socioeducação

Ao todo, são ofertadas 229 vagas de qualificação profissional em unidades localizadas na capital do Estado, na Baixada Fluminense, Norte Fluminense e Região Serrana

Na manhã de hoje (07), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) esteve presente na Biblioteca Parque para a assinatura do termo de cooperação técnica com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), que tem como objetivo ofertar cursos de qualificação profissional no eixo de informação e comunicação, gestão em negócios, infraestrutura, produção cultural e designer para os socioeducandos que estão cumprindo medida socioeducativa nas unidades.

São 229 vagas de qualificação profissional distribuídas pelos cursos de Assistente em Informática, Assistente de Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Barbeiro, Auxiliar de Confeiteiro, Noções Básicas de Turismo e Noções Básicas de Hotelaria. A formação está sendo oferecida em unidades localizadas na capital do Estado, na Baixada Fluminense, Norte Fluminense e Região Serrana.

Compondo a mesa de autoridade estavam presentes o Diretor Geral do Degase, Victor Poubel; a Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto; a Presidente da Faetec, Caroline Alves; e Edgard Leite, representando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto.
- Educar, qualificar, e gerar conhecimento aos socioeducandos que estão no Degase é um trabalho realizado de forma conjunta com os jovens e seus familiares. É necessário prestar assistência a todos. O DEGASE, a SEEDUC e a FAETEC estão integrados e remando na mesma direção, rumo a uma socioeducação efetiva, alcançando os melhores resultados - discursou o Diretor Geral, Victor Poubel. 

Para a Secretária de Educação Roberta Barreto, a passagem no DEGASE é apenas uma fase que estes jovens possuem para reestruturarem suas histórias, agora pautadas na ética e no amor. 

– A gente precisa desconstruir a imagem do Degase. Acreditamos que, por meio da escola pública, vamos construir esse portal de cidadania.  E o diploma da Faetec é algo desejado por grande parte da sociedade fluminense.  Essa realização vai ser um brinde, não somente na vida destes alunos, mas para toda a família deles. Não há outro caminho para a emancipação do ser humano que não seja pela educação – afirmou.

A segunda, e última, mesa do evento foi composta  pela equipe técnica da COOECEL, Evangelina Andrade e Bianca Veloso e a Diretora do Curso Inicial de Formação da Faetec, Ana Paula Pillar; e o professor da Faetec na área de gastronomia, Luiz Carlos Bastos. 

A cerimônia foi finalizada com uma apresentação da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes.