Degase comemora oito anos do GAR-RJ

Degase comemora oito anos do GAR-RJ
Degase comemora oito anos do GAR-RJ

Data foi marcada por homenagens, celebração e inauguração do novo espaço de treinamento dos agentes de segurança do Departamento

O primeiro grupo especializado em intervenção e segurança socioeducativa do Brasil completou nesta sexta-feira (14), oito anos desde sua fundação. O Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do Degase foi criado em 2014 para ser um grupo de caráter interventivo especializado na segurança das unidades socioeducativas da capital e de outros municípios do Estado e ao longo destes anos vem se tornando um modelo na área. 

Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, o GAR traz um equilíbrio para o sistema socioeducativo e quando a equipe de intervenção chega à unidade em um momento de crise,  gera a confiança de que a tensão será dissipada e a situação será resolvida. 

-  Um dos nossos atuais objetivos é descentralizar e criar bases do grupamento fora da capital, além de já termos em andamento processos para compra de novos equipamentos e troca de viaturas. Não só a direção do Degase, mas todos os servidores que compõem o quadro do Departamento acreditam nesses homens do GAR e nos sentimos honrados em ser uma referência para o sistema socioeducativo nacional – disse Poubel.

Durante o evento, também foi inaugurado centro de treinamento da equipe de segurança do Degase: a academia Thiago Tinoco. Essa foi uma homenagem ao agente  gareano, formado no primeiro Curso de Ações Rápidas do GAR, que há 5 anos foi assassinado em um assalto ao ser reconhecido como agente do Departamento. 

A cerimônia de celebração na sede da Coordenação de Segurança e Inteligência (CSINT) do Degase, na Ilha do Governador. O evento contou com a presença do diretor-geral do órgão, Victor Poubel; do coordenador da CSINT, Jaime Silva; do diretor do GAR, André Calheiros; o comandante Abranches, do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro;  e o convidado de honra, homenageado na ocasião, ex-coordenador de Segurança e Inteligência do Degase e idealizador do GAR-RJ, Leonam Leão, representando o Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). 

 

Sobre o GAR

Ao longo desses oito anos, o grupamento vem trabalhando a nível nacional pela valorização da identidade do agente de segurança socioeducativo no país e já formou mais 72 operadores de segurança por meio do seu Curso de Ações Rápidas (CAR), atendendo a mais de 750 ocorrências. 

A formação conta com uma programação exclusiva criada em parceria com a Divisão de Capacitação Prática (Dicap) da CSINT e o apoio das instituições co-irmãs. Este e outros cursos oferecidos pelo GAR-RJ/Dicap vêm, inclusive, capacitando servidores de outros estados do país e de outras forças de segurança, como Marinha e Exército.

Na grade de treinamento do CAR, os agentes participam de aulas de disciplinas como negociação de crise, atendimento pré-hospitalar, telecomunicações, prevenção e combate a incêndio, controle de distúrbio em espaço confinado, entre outras. As aulas contam com o apoio de outras quatro forças de segurança pública: o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). Além disso, os gareanos mantém uma rotina constante de treinamento, capacitações e atualizações. 

O GAR também atua com o projeto "Gerando um amanhã responsável", que tem o propósito social e preventivo de apresentar a realidade do Degase, das famílias e dos jovens que passam pelo Departamento para outros adolescentes de idades semelhantes, em escolas e unidades educativas, provocando uma reflexão sobre escolhas erradas e o valor da liberdade. 

O secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, comentou sobre o pioneirismo do GAR no Brasil. - Ser o primeiro grupo especializado em intervenção e segurança socioeducativa do Brasil é motivo de muito orgulho. Esse avanço no sistema socioeducativo é um marco para o nosso estado -  finalizou o secretário.

 

Degase comemora oito anos do GAR-RJ