Criaad Campos realiza diversas atividades para socioeducandos e fecha novas parcerias

Criaad Campos realiza diversas atividades para socioeducandos e fecha novas parcerias
criaad campos e parceiros

Ações contaram com a presença da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) de Campos, além de abordar áreas como nutrição e incentivo à leitura e escrita

 

Na última semana, o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Campos dos Goytacazes promoveu uma série de atividades voltadas para os jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no local. 

No dia 17/05, o diretor do Criaad, Wátila Lírio, e a assistente social Jerusa Gomes receberam o subsecretário Gilberto Totinho e sua equipe, da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) de Campos dos Goytacazes; e o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Dicel do Degase, Alexander Martins. 

Na ocasião, foi fechada uma parceria para que os socioeducandos participem dos cursos e projetos ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. As ações foram chanceladas pela coordenação do Norte e Noroeste Fluminense do Degase. 

- Essa aproximação da rede municipal é muito importante, principalmente nas questões que são de extrema necessidade para que a socioeducacao aconteça: a qualificação e oportunidades de geração de renda para os adolescentes - pontuou o diretor do Criaad.

Na mesma tarde, Totinho, que também é sociólogo, capoeirista e ativista social, participou do projeto "Quem é você?", da Dicel, que apresenta aos socioeducandos pessoas com histórias de vida de superação e que podem ser exemplos positivos para os jovens. Na oportunidade, o subsecretário pôde contar aos jovens um pouco da sua trajetória, sua luta e trabalho que vem sendo reconhecido internacionalmente. 

Já no dia seguinte (18/5), a nutricionista da unidade, Jaqueline Carvalho, realizou uma palestra informativa para os socioeducandos sobre a doença celíaca. A iniciativa foi uma homenagem ao dia 16/5, data em que se divulga anual e internacionalmente ações sobre esta condição de saúde. O objetivo foi levar informação sobre a doença autoimune que provoca reações imunológicas exageradas ao consumir glúten, além de apresentar os principais sintomas do quadro e orientações sobre como buscar diagnóstico e auxílio.  

Complementando as ações voltadas aos socioeducandos, no mesmo dia foi realizada a culminância do projeto de leitura que vem sendo desenvolvido há 2 meses pela agente de segurança socioeducativa Cyntia Jorge, em parceria com equipe técnica de pedagogia do Criaad, as pedagogas Tânia Dutra e Lilian Martins. Os encontros aconteceram na Sala de Leitura da unidade, com o objetivo de desenvolver o hábito de ler e o protagonismo dos socioeducandos com minicontos, repentes e desenhos autorais, envolvendo temas do cotidiano dos adolescentes. 

Confira o trecho do repente que um dos jovens apresentou no encerramento do projeto: 

"A gente quando é criança / aprende tudo o que vê / Meus amigo era poeta / eu também queria ser / Com muita força de vontade / eu consegui aprender / Eu faço verso porque eu gosto / foi uma coisa que eu escolhi / Em criar meus poemas / fazer o povo sorrir / Que meu pai sempre me ensinou / aos outros fazer o bem / Mesmo que eu for ofendido / nunca ofender ninguém / Respeitar principalmente / o direito que os outros têm" - recitou o socioeducando, que se apresentou ao final do evento.