Escola de Gestão Socioeducativa

Escola de Gestão Socioeducativa

A ESCOLA


Quem somos?

A Escola de Gestão Socieducativa Paulo Freire (ESGSE) foi criada em 31 de agosto de 2001, por meio do Decreto Nº 29.113 e, posteriormente, reinaugurada pelo Decreto Nº 41.482/2008. O espaço surgiu diante do desejo e necessidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (DEGASE) de investir, valorizar e aprimorar os profissionais envolvidos com a execução das medidas socioeducativas.

O foco da Escola sempre foi a atuação na formação e capacitação dos servidores do DEGASE, mas se estende a todos os operadores do sistema socioeducativo, além de pesquisadores e servidores de outros órgãos que atuam no sistema de garantia de direitos, em especial os profissionais dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), que executam as medidas socioeducativas em meio aberto.

Esta unidade de formação tem como objetivo o estudo, a pesquisa, a produção científica e a capacitação dos interessados em ampliar seus conhecimentos e trocar experiências na área da socioeducação. A Escola apresenta ainda estrutura administrativa e acadêmica para a certificação dos cursos, palestras, seminários e fóruns oferecidos pelo DEGASE.

Em 22 anos de existência, a ESGSE já atendeu mais de dois mil servidores e membros da sociedade civil em geral, se tornando uma referência na área da formação socioeducativa continuada. Nos últimos 7 anos de existência vem contribuindo para a construção de programas e projetos de promoção de equidade, como o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Programa Degase sem Discriminação, Projeto Mulheres na Socioeducação e apoiando a produção de pesquisas dentro do departamento.

Todo o trabalho da Escola de Gestão resulta não só na capacitação de profissionais da área, mas também promove a articulação entre instituições governamentais e não-governamentais, pesquisadores, universidades, e outros organismos, gerando o diálogo e embasamento necessários para a formulação e alinhamento das políticas institucionais.


Diretora: Simone Alves


SETORES

a) Divisão Técnico-Pedagógica (DIVTEP)

Responsável por planejar, coordenar, acompanhar e avaliar os processos formativos da ESGSE.

- Equipe: Janaina Castro, Ida Motta, Rodrigo Reduzino e Emerson Adauto.
- E-mail: divtep.esgse@novodegase.rj.gov.br


b) Divisão de Estudos, Pesquisa e Estágio (DIVEPE)

Aprecia, avalia e acompanha a efetivação das propostas de estudos, pesquisas e estágios no DEGASE.

- Equipe: Flavia Lisboa, Leticia Penha, Tânia Mara Trindade, Christiane Zeitoune, Janaína Abdalla e Soraya Sampaio.
- E-mail: divepe.esgse@novodegase.rj.gov.br


c) Divisão de Documentação, Publicação e Certificação (DIVDOC)

Certifica formações internas, valida formações externas, organiza fluxo de documentações da ESGSE e propõe desenho editorial para produção intelectual gerada.

- Equipe: Flavia Lopes e Simone Alves.
- E-mail: divdoc.esgse@novodegase.rj.gov.br


d) Divisão de Programas e Projetos para Equidade (DIVPPE)

Responsável pela elaboração e o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações com o intuito de promover o enfrentamento às diversas formas de discriminação, a equidade racial e de gênero. Fazem parte da DIVPPE:

  • Programa DEGASE sem Discriminação;
  • Núcleo de Estudos Afro-brasileiros - NEAB;
  • Núcleo de Estudos sobre Mulheres e Gênero;
  • Núcleo de Estudos sobre Violências.

- Equipe: Dayse Marcello e André Porfiro.
- E-mail: divppe.esgse@novodegase.rj.gov.br


e) Seção de Documentação e Memória (SEDOMD)

Promove o resgate e produção de conhecimento referente à história e memória da socioeducação.

- Equipe: Aderaldo Pereira e Claudia Mendes.
- E-mail: sedomd.esgse@novodegase.rj.gov.br


f) Biblioteca Cláudio Tourinho Saraiva (BIBLIO)

Dissemina, organiza e divulga a literatura produzida sobre socioeducação no Brasil e no mundo, por meios digitais e físicos, e paralelamente, planeja, coordena e acompanha a dinâmica das salas de leitura nas unidades de internação e semiliberdade do DEGASE.

- Equipe: Lilian Casimiro e Danielle Torres.
- E-mail: biblio.esgse@novodegase.rj.gov.br


Catálogo on-line (clique no banner abaixo para acessar):

Catálogo da Biblioteca do DEGASE

 



FORMAÇÃO OFERTADA

- Cursos presenciais

- Cursos on-line

- Palestras on-line e webinários
 


SERVIÇOS

Certificados 

- Requerimento de certificado

Para solicitação de certificado ou declaração de participação em cursos, palestras, seminários, etc. realizados na ESGSE, clique aqui e preencha o formulário. O prazo para a emissão do documento é 30 dias.


- Validação de certificado

Os requerimentos de validação de certificado deverão ser solicitados via sistema SEI, em um processo único para cada servidor, através do formulário próprio que estará disponível para todas as Unidades. Aposentados e Pensionistas poderão solicitar validação de suas formações via SEI, através de setor específico da Coordenação de Gestão de Pessoas (DEGASE/COOGEP).

Consulte o passo-a-passo acessando este link.


Estágio

- Processos seletivos de estagiários

Com o objetivo de implementar uma política de estágios através da Escola de Gestão Socioeducativa, vem sendo realizados processos seletivos anuais, para exercício nas unidades e setores do DEGASE. São oferecidas vagas de estágio para estudantes de nível superior nas seguintes áreas de atuação: pedagogia, serviço social, biblioteconomia, psicologia, administração, direito, farmácia e terapia ocupacional. Acompanhe as notícias sobre abertura de edital e processo seletivo para estagiários.
 

Pesquisa

- Procedimentos para pesquisa

Para realizar pesquisa nas unidades do DEGASE é necessário enviar cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração da universidade informando a vinculação ao curso, projeto de pesquisa e o formulário de pesquisa abaixo preenchido.



Se a metodologia de pesquisa envolver diretamente os adolescentes, será necessário solicitar autorização através de carta ao juiz responsável.

Toda documentação deve ser preenchida e entrega na ESGSE ou enviada pelos Correios, a fim de seguir o processo de avaliação e autorização.

Não recebemos esse material por e-mail.

Esclarecemos que após a documentação completa chegar na Vara da Infância e Juventude (VIJ), o processo aguardará autorização judicial.

Visitas às unidades do DEGASE

Para realizar visitas nas unidades do DEGASE, é necessário o preenchimento do formulário de visita e encaminhar a cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declaração da universidade, comprovando o vínculo. A documentação pode ser encaminhada pelos Correios ou entregue diretamente na secretaria da ESGSE.

Após análise da documentação, será emitida carta de apresentação à direção da unidade a ser visitada.



CONTATOS
Telefone: (21) 2334-6661 / (21) 97422-6895 

E-mail: esgse@novodegase.rj.gov.br

Endereço: Estrada das Canárias, nº 569, portão B - Galeão - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-480 (clique aqui para saber como chegar)

REDES SOCIAIS
 

               
Facebook         Instagram         Youtube

Grupo de WhatsApp para receber notícias de cursos da ESGSE (clique no ícone para ter acesso):