Degase
  • O Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro.
  • Com o objetivo de atender aos preceitos constitucionais e de conformidade com o que passou a chamar-se Sistema Socioeducativo, ocorrido na vigência da Constituição da República de 1988, houve a descentralização político-administrativa.
  • A criação do Degase ocorreu a partir da interlocução do Governo Estadual com o Centro Brasileiro para Infância e Adolescência - CBIA, (órgão do Governo Federal no período de 1991 a 1994) em consonância com as diretrizes político-governamentais de promoção, defesa e garantia de direitos de proteção legal.
  • Favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

Agente de segurança socioeducativo e professor Helenivaldo com diretora do Cense Dom Bosco

Agente de Segurança Socioeducativo Antônio Fernando e diretores da EJLA

Diretor-geral do Degase, Márcio Rocha, com o psicólogo Juraci Brito, representando a médica do CAI Belford Roxo, Dra. Eliana Silva, e o subdiretor-geral do Degase, Bruno Azeredo.

Dra. Eliana Silva, uma das homenageadas, em atendimento no Degase