Novo Degase

Notícias

  • Projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho leva adolescentes e servidores a Vassouras

    28/05/2019

    Por Ascom Degase

    O projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho, da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Novo Degase realizou, na última quarta-feira (22/05), uma excursão com adolescentes e servidores para Vassouras e região, no interior do estado do Rio. A viagem contemplou 7 servidores e 12 jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Santa Cruz, acompanhados da diretora da unidade, Eneida Ramos.

    O diretor da Dicel, que também é geógrafo, Alexander Martins, explicou o objetivo da excursão.

    - Procuramos mostrar as formas socioeconômicas e arquitetura da região, a economia cafeeira e a importância dela no contexto histórico e econômico do Brasil – disse o diretor, que a cada parada do passeio realizava explicações geohistóricas dos locais para os adolescentes.

    Em Vassouras, os viajantes estiveram na antiga cadeia pública, a primeira do Brasil; na Igreja da Matriz; na antiga Estação Ferroviária, no Centro Cultural Cazuza, com direito a visita técnica, entre outros locais. Em Paracambi, pararam na antiga fábrica têxtil do Brasil, construída em 1871; prosseguiram pelo “Caminho do Café”, passando pelas cidades de Paulo de Frontin e Mendes, fechando o dia fazendo uma degustação do café local.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados