Novo Degase

Notícias

  • Biblioteca do Degase realiza quarta edição do evento

    29/05/2019

    Por Ascom Degase 

    Na manhã da última terça-feira (28/05), a Biblioteca Claudio Tourinho Saraiva, do Degase, realizou a quarta edição do evento “Café com o autor”, que oferece um café da manhã aos participantes e a oportunidade de dialogar com escritores, na área de leitura da Biblioteca.

    Na ocasião, o escritor convidado foi o diretor geral do Degase, André Monteiro, que é bacharel em Direito e especialista em Direito Penal e Processo Penal; sargento do Exército Brasileiro e policial militar do Rio de Janeiro há 24 anos, servindo no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) durante 23 anos. André é autor do livro “A Retomada do Complexo do Alemão”, escrito em parceria como jurista e Procurador de Justiça de Minas Gerais, Rogério Greco; e pelo agente da Polícia Federal, Eduardo Betini.

    Durante o evento, que lotou o salão da Biblioteca, o escritor contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, desde sua infância em uma comunidade carente do Rio de Janeiro e sua permanência nesse espaço geográfico de onde vêm suas raízes. André explicou que, desde pequeno, sonhava em ser policial e fez essa opção enquanto viu muitos amigos enveredarem pelo caminho da criminalidade.

    - Conheço bem a realidade dos nossos adolescentes. Não só por meio de teorias, de estudar ou de utilizar a comunidade como um laboratório, mas por viver lá desde criança – contou o diretor.

    Falando sobre o livro, André explicou como surgiu a ideia de escrever sobre o processo de pacificação do Complexo do Alemão, contando o antes, o durante e o depois do processo de retomada, além de explicar sobre o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado com a intenção de trazer tranquilidade às comunidades do Rio de Janeiro que viviam comandadas pelo tráfico de drogas.  

    - O livro conta a história policial, mas também passeia pela história social, a desigualdade. Nas comunidades, existem muitos moradores extremamente pobres, que o piso da casa é só o barro mesmo, mas, ao mesmo tempo, há traficantes morando em verdadeiras mansões e vivendo como reis – explicou o escritor e diretor do Degase.

    Na publicação, André relata a política de segurança pública da pacificação do Complexo do Alemão, considerada uma das comunidades mais violentas da cidade do Rio de Janeiro. Os três autores narram o processo de ocupação dessa comunidade pelo Batalhão de Operações Especiais Policiais, que teve participação fundamental nesse processo. Histórias reais, imagens marcantes e depoimentos de pessoas que vivenciaram de perto a operação que levou à instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local.

    Após a fala do autor, o debate foi aberto para que ele pudesse responder às perguntas dos participantes do encontro. Foram sorteados três exemplares do livro “A retomada do Complexo do Alemão” e os demais, doados pelo autor, foram vendidos e autografados no local, com a renda revertida para aquisição de novos livros para o acervo da Biblioteca. A publicação também ficará disponível para empréstimo para os servidores cadastrados. O evento contou ainda com as presenças dos vereadores de São Gonçalo: Maciel e Jalmir Junior, que se colocaram à disposição do Degase e prestigiaram o encontro.

    Ainda durante o evento, a bibliotecária Lilian Casimiro agradeceu a presença dos participantes e falou sobre a realização do “Café com o autor”:

    - Nosso objetivo, além de promover o encontro com os autores e divulgar suas obras, é também promover a utilização do espaço da Biblioteca, que possui um vasto acervo na área da socioeducação e outros temas variados. Estamos à disposição dos servidores do Degase, que podem se cadastrar e realizar empréstimos de livros, sugestões para o acervo e, inclusive, sugerir novos nomes para as próximas edições do “Café com o autor”, explicou Lilian.

    A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e oferece os serviços de empréstimo domiciliar, levantamento bibliográfico, intercâmbio entre bibliotecas, acervo virtual, solicitação de ficha catalográfica e auxílio à pesquisa acadêmica. O acervo é composto por livros, teses, dissertações, artigos, folhetos, cds, dvds e periódicos na área da Socioeducação e outras áreas afins como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Educação, Literatura, entre outras. O acervo pode ser consultado e reservado virtualmente, mediante cadastro prévio, por meio do site oficial da Biblioteca: http://biblioteca.sophia.com.br/terminal/6681/

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados