Novo Degase

Notícias

  • Cense Volta Redonda se destaca com o Programa PAIFSS

    27/05/2019

    Por Ascom Degase

    Na última quarta feira (22/05), o Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Cense Volta Redonda), unidade de internação e internação provisória do Degase, recebeu a visita do juiz Alberto Pontes Garcia Júnior e da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo. A visita serviu para registrar e divulgar o Programa de Abolição a Ideologia Faccional do Sistema Socioeducativo (PAIFSS) que vem a cada dia se tornando mais efetivo dentro do sistema socioeducativo.

    O programa está inscrito e concorrendo ao Prêmio Innovare, que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização do acesso, a efetivação e a racionalização do Sistema Judiciário Brasileiro. Este ano, 617 práticas disputam o concurso. 

    O PAIFSS trata-se, resumidamente, de uma reformulação dos trabalhos executados na socioeducação com adolescentes que declarem não pertencerem a qualquer facção criminosa e que estejam dispostos a cumprir uma série de regras positivas específicas exigidas para sua permanência no programa. Esses adolescentes são premiados com atividades diferenciadas, podendo culminar até em passar o fim de semana com seus familiares e a abreviação da medida socioecucativa, o que vem proporcionando uma melhor e mais acelerada recuperação deles. 

    O juiz Alberto Pontes Garcia é um dos responsáveis por incentivar a manutenção e aperfeiçoamento do programa.

    - A Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda encampou essa ideia, que é bastante original, e que está alinhada com o Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), sobretudo no eixo pedagógico, e que possibilita que esses meninos possam passar do regime fechado para o aberto mais rápido sem passar pela semiliberdade - declarou o juiz à TV Rio Sul, ressaltando que o programa já passou pela primeira fase do Prêmio Innovare e, que agora, mais detalhes serão explicados para que prossiga nas próximas fases.

    O PAIFSS foi implantado há quase dois anos no Cense Volta Redonda por intermédio de servidores do Degase como o coordenador do Sul Fluminense, Adriano Guedes Custódio; o diretor técnico, e escritor do programa, Klein 
    Duarte; o agente socioeducativo, Thiago Diniz; a colaboração do diretor da unidade, Fábio Ribeiro, da equipe de técnicos e agentes, e parcerias como a da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), além de setores do Judiciário e do Ministério Público.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados