Novo Degase

Notícias

  • Degase realiza curso de Capacitação para Escolta

    08/05/2019

    Ascom Degase

    Promovido pela Divisão de Capacitação Prática (Dicap), com apoio da Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire, e tendo como parceira a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), foi realizado na sexta e na segunda-feira (03 e 06/05), o curso de Capacitação para Escolta do Degase.

    – Esse curso é uma continuidade no processo de capacitação e um avanço de mais um projeto em parceria com a ESGSE Paulo Freire, tendo como foco o atendimento humanizado dos nossos servidores com os adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas – explicou Alex Alves, diretor da Dicap, divisão da Coordenação de Segurança e Inteligência do Degase.

    O curso contou com a participação de 25 servidores da Escolta do Degase. Na sexta-feira (03/06), a ênfase foi na parte teórica com os temas Negociação, Escolta e Gerenciamento de Crises. A aula foi ministrada pelo subtenente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), André dos Santos Lopes.

    – É um trabalho um pouco diferente do que estou acostumado a realizar na PM, por conta da especificidade do Degase. Busquei mostrar o que fazemos lá para que eles (servidores do Degase) possam adaptar no dia a dia do departamento. Trocamos muito, os agentes ilustraram bem as experiências já vividas, aliadas a teoria do trabalho praticado – ressaltou o subtenente.

    Na segunda-feira (06/05), as instruções foram mais no campo prático. O 2º sargento da PM, Lenílson Rodrígues Tenório, acompanhado do monitor, o cabo Christian Cândido Ribeiro, orientaram os servidores do Degase sobre temas como Algemagem e Imobilização, além de Uso Diferenciado da Força.

    Houve oficina prática de Emboscada e Ações Contra Emboscada no campus da CSint, com agentes do Degase e policiais militares utilizando as viaturas e realizando simulações com direito à bombas, lama, bloqueios etc.

    Nos dois dias de curso, o diretor-geral do Degase, André Monteiro, se pronunciou agradecendo a parceria dos policiais envolvidos e incentivando o grupo de escolta do Degase a continuar sua evolução, tendo sempre o apoio e respaldo da Direção Geral.

    – É muito importante essa qualificação, essa reciclagem que estamos podendo oferecer aos servidores do Degase. Buscamos, assim, mais senso de pertencimento ao departamento, além do resgate da motivação do servidor em continuar se capacitando – frisou o diretor-geral, ressaltando a união dos setores de Operações Especiais da PM e do Degase e a troca de experiências entre ambos.

    E concluiu:

    – Fazer o que o Degase faz – e como faz –, somente sendo um Departamento de Operações Especiais.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados