Novo Degase

Notícias

  • EJLA realiza final do Torneio de Páscoa de Futsal

    02/05/2019

    Por Ascom Degase

    Na manhã da última sexta-feira (26/04), a Escola João Luiz Alves (EJLA) realizou a final do Torneio de Páscoa de Futsal. No período de 1º de abril até o dia da final, foram realizados 16 jogos, envolvendo cerca de 300 socioeducandos, no total.

    O evento foi idealizado pela assistência religiosa da Igreja Católica, que atua voluntariamente na unidade, e organizado pela direção da EJLA em conjunto com o professor de educação física Silvio de Góes, do projeto federal Esporte e Cidadania, além dos professores Júlio César Araújo e Bruno Ribeiro, docentes do Colégio Estadual Candeia. A competição esportiva também contou com o apoio da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer do Degase (Dicel) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Na linha de frente do projeto, o professor Silvio de Góes participou de todos os jogos e avaliou o desempenho individual dos adolescentes e de cada um dos times, o que possibilitou eleger, além da equipe vencedora, segundo e terceiro lugares, o artilheiro do torneio, goleiro menos vazado e jogador destaque.

    - O torneio aconteceu num total clima de respeito, sociabilização e cumprimento das normas do esporte e regras da unidade, como eram os nossos principais objetivos. E, o mais importante: esse torneio será um trampolim para exemplos de superação na vida desses jovens – comemorou o professor Silvio, que completou dizendo que os meninos aderiram às atividades do torneio, colaboraram com as regras e os objetivos propostos.

    A competição aconteceu com jogos eliminatórios e equipes formadas pelos adolescentes que dividem a mesma ala de alojamentos: a cada disputa um time foi eliminado, até que fossem conhecidos os 4 finalistas que jogaram na última sexta-feira, inclusive com a presença de familiares que participaram do evento para prestigiá-los na torcida. Segundo a direção da EJLA, a equipe vencedora poderá integrar, futuramente, a seleção da unidade, que será formada para participar de campeonatos com outros centros socioeducativos de internação do Degase.

    Para participar dos jogos, foram exigidos requisitos como frequência às aulas do Colégio Estadual Candeia, bom rendimento escolar, bom comportamento, adesão às atividades socioeducativas, além de disciplina de horários e respeito às regras da unidade. Os alunos também devem estar matriculados em cursos oferecidos pelo Degase ou participando do projeto Esporte e Cidadania.

    Segundo o professor Júlio César Araújo, os adolescentes se dedicaram muito para participar do torneio:

    - A final foi um jogo totalmente disputado, onde as equipes se revezaram no placar e o vencedor foi decidido nos minutos finais. Esse dia foi histórico, importante e muito feliz para esses jovens, especialmente com os familiares presentes para dividir essa vitória – afirmou Julio.

    Os professores que coordenaram o evento ressaltaram que a integração e respeito às regras do esporte e aos colegas envolvidos no torneio, foi o que prevaleceu durante todo o mês. Todos os jogos aconteceram sem nenhuma ocorrência.

    - Toda a unidade se envolveu, agradecemos também a agilidade e pró-atividade dos agentes de segurança socioeducativos da unidade, possibilitando que os alunos estivessem presentes no horário para a realização do evento – completou o professor Julio.

    - Já estamos planejando as próximas atividades e, mediante o sucesso do Torneio de Páscoa, em breve realizaremos as Olimpíadas da EJLA – finalizou o professor Sílvio de Góes.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados