Novo Degase

Notícias

  • EJLA realiza Torneio de Páscoa de Futsal

    05/04/2019

    Por Ascom Degase

    Na manhã da última segunda-feira (01/04), a Escola João Luiz Alves (EJLA) deu início aos jogos do Torneio de Páscoa de Futsal. Os jogos irão acontecer no ginásio esportivo da unidade, às segundas, quartas e sextas até o dia 26 de abril, quando será realizada a grande final. Ao todo, serão envolvidos cerca de 300 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no local.

    O evento foi idealizado pela assistência religiosa da Igreja Católica, que atua voluntariamente na unidade, e organizado pela direção da EJLA em conjunto com o professor de educação física Silvio de Góes, do projeto federal Esporte e Cidadania, além dos professores Júlio César Araújo e Bruno Ribeiro, docentes do Colégio Estadual Candeia. A competição esportiva também conta com o apoio da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer do Degase (Dicel) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).   

    O objetivo da programação é desenvolver o sentido do respeito, disciplina, conhecimento e cumprimento das regras do esporte e da unidade:

    - Essa é uma boa oportunidade para abordarmos com os alunos a importância de saber ganhar e perder, que é essencial para promover a transformação da vida desses jovens – pontuou o professor Silvio, que completou dizendo que os meninos aderiram às atividades do torneio, colaboraram com as regras e os objetivos propostos.

    A competição está acontecendo com jogos eliminatórios e equipes formadas pelos adolescentes que dividem a mesma ala de alojamentos: a cada disputa um time é eliminado, até que sejam conhecidos os 4 finalistas. Segundo a direção da EJLA, a equipe vencedora poderá integrar, futuramente, a seleção da unidade, que será formada para participar de campeonatos com outros centros socioeducativos de internação do Degase.

    Para participar dos jogos, foram exigidos requisitos como frequência às aulas do Colégio Estadual Candeia, bom rendimento escolar, bom comportamento, adesão às atividades socioeducativas, além de disciplina de horários e respeito às regras da unidade. Os alunos também devem estar matriculados em cursos oferecidos pelo Degase ou participando do projeto Esporte e Cidadania.

    Segundo o professor Júlio César Ribeiro, as equipes vêm demonstrando grande entrosamento e organização na montagem dos times:

    - O que tem prevalecido é a integração e respeito às regras do esporte e aos colegas envolvidos no torneio. Toda a unidade está envolvida, os alunos estão empolgados e perguntam sempre pelos próximos jogos, temos realizado todas as atividades sem nenhum problema – comemorou o professor, que também agradeceu a agilidade e pró-atividade dos agentes de segurança socioeducativos da unidade, possibilitando que os alunos compareçam no horário para a realização do evento.

    A final do torneio acontecerá na manhã da sexta-feira, 26 de abril, no ginásio esportivo da EJLA.


    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados