Novo Degase

Notícias

  • Cecel inaugura programa “Connect”

    14/03/2019

    Por Ascom Degase

    A Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Degase, juntamente com sua Divisão de Profissionalização (Dipro), começou nesta última segunda-feira (11/03) uma nova forma de atendimento aos internos em seus cursos e oficinas no campus da Ilha do Governador. Uma forma mais integrada, com classificação de perfil e com turmas mais homogêneas. É o programa “Connect”.

    Para atender melhor os adolescentes internos do Degase que estudam na Cecel, o Connect irá unir a parte técnica dos cursos, valores de conduta, além de reforço escolar e alfabetização para o jovem que precise. Uma das responsáveis pelo programa, Marilu Cerqueira, comenta sobre o Connect.

    - Nós continuamos praticamente com os mesmos cursos – somente acrescentamos o de Pizzaiolo e o de Embelezamento de Automóveis –, porém, modificamos a forma de trabalhar e se relacionar com os adolescentes. Em vez dos jovens chegarem à Cecel (campus onde ficam as oficinas e cursos do Degase, na Ilha do Governador) para estudarem uma ou no máximo duas vezes por semana, eles farão outras atividades adicionais durante quatro dias da semana, formando assim uma programação maior – explicou Marilu.

    O coordenador da Cecel, George Fox, e a diretora da Dipro, Mirtes Bandeira, atentam para uma característica importante do programa: dar mais liberdade para que os internos escolham qual curso eles querem fazer e se identificam mais, intenção antiga dos gestores que veio se concretizar com o Connect.

    Outra novidade é que os jovens agora são divididos em perfis mais específicos, observando idade, escolaridade, entre outros quesitos, além de duas turmas com jovens a partir dos 16 anos e do 8º ano escolar, que terão acompanhamento semanal do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), parceiro do Degase e que tradicionalmente prepara jovens para o mercado de trabalho, com cursos preparatórios, estágios etc.

    Os gestores também ressaltam que outro diferencial deste programa é que além da parte técnica dos cursos, serão também trabalhados a construção de valores e condutas com os jovens, além da atuação da Rede Emancipa, outro parceiro do departamento que realiza um serviço de alfabetização e reforço escolar com os que precisam.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados