Novo Degase

Notícias

  • TV Degase realiza formatura de socioeducandos em curso de audiovisual

    28/02/2019

    Por Ascom Degase 

    Nesta quarta-feira (27/2), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) realizou mais uma formatura da TV Degase (TVND). Composta por internos do Departamento, a turma do curso de Audiovisual, com 25 alunos certificados, se dedicou às atividades de técnicas de filmagem, edição de vídeo, reportagem, enquadramento de câmera e dinâmicas elaborais.

    Em clima de carnaval, o evento foi realizado no auditório da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire(ESGSE) e contou com as presenças da equipe da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), além de familiares dos adolescentes que cumprem medida no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC) e na Escola João Luiz Alves (EJLA).

    O instrutor do curso, Thiago Bustamante, na mesa de abertura, falou sobre os propósitos do curso:

    - Os adolescentes recebem uma ferramenta, que é uma semente. A partir daí encorajamos a desenvolver o aprendizado e correr atrás de oportunidades: fazer um aniversário, um casamento. Quantos eventos como esse não acontecem toda semana no bairro onde eles moram? Nesse sentido – continua Thiago -, o curso tem como objetivo a formação, mas também oferecemos o resgate de cidadania e da identidade, para que tenham uma melhor perspectiva de futuro e mudança de vida no seu trajeto à liberdade – finalizou Bustamante.

    A TVND foi criada no fim do ano de 2009 com seu primeiro conteúdo veiculado na internet em outubro de 2010. Nos cinco primeiros anos, o projeto já havia certificado mais de 350 adolescentes e, após uma pausa para reestruturação, foi retomado em 2016, ultrapassando o número de 500 adolescentes preparados para desenvolverem atividades audiovisuais. É uma iniciativa multipremiada, devido a sua função social, inclusive pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), com a medalha Tiradentes em 2012.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados