Novo Degase

Notícias

  • Projeto Trilhas e Rumos leva jovens do Cense PACGC a Conservatória

    25/02/2019

    Por Ascom Degase 

    O Trilhas e Rumos para um Novo Caminho, projeto idealizado pela Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Degase, e que desde 2008 realiza visitas a museus, exposições e cidades históricas pelo estado do Rio, promoveu mais uma atividade sociocultural. Desta vez, cinco meninas do Centro de Socioeducação (Cense) Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação e internação provisória, fizeram uma excursão a Conservatória, distrito de Valença-RJ, nesta última sexta-feira (22/02).

    As meninas estavam acompanhadas do diretor da unidade, Leonardo Souza, dos agentes de segurança socioeducativos, Kátia e Carlos, e do diretor da Dicel, Alexander Martins. 

    - Primeiro, as adolescentes aprenderam sobre a contextualização histórica do caminho até Conservatória, com paradas em Paracambi, conhecendo a primeira indústria têxtil do país. Subimos a Serra do Curió observando o quadro geral e o bioma da Mata Atlântica. As internas ficaram impressionadas com a beleza incontestável da cachoeira cristalina – descreveu Martins. 

    Chegando a Conservatória, todos receberam a palestra do diretor, que dissertou sobre a rica história do lugar, dos tempos áureos do café, no fim do século XIX, até a forma de entretenimento, quando Conservatória se transformou como a “Capital das Serestas”. 

    O grupo ainda conheceu a antiga estação de trem e a sua locomotiva, o Museu da Seresta, a Casa do Artesanato, a Praça imponente e o Túnel que Chora. Almoçaram no distrito com culinária local. 

    - O lugar surpreendeu a todos, inclusive aos funcionários que não conheciam, principalmente por seus casarios antigos e as músicas em cada canto – ressaltou o diretor da Dicel.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados