Novo Degase

Notícias

  • Adolescente do Cense PACGC vence Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

    15/02/2019

    Por Ascom Degase

    Na próxima quinta-feira (21/02), três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação no Degase irão receber o prêmio de 1º, 2º e 3º lugares do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Em sua quarta edição, o concurso trouxe como tema "Promoção dos Direitos Humanos e Garantia de Acesso à Justiça”, como estratégia de fomento e promoção da educação em direitos humanos nas escolas públicas do País.

    O concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como a todos os internos das penitenciárias federais.

    O concurso aconteceu em outubro e o resultado saiu no fim do ano passado. Na categoria três, estiveram os jovens que cumprem medida socioeducativa, divididos pelos estados. No Rio de Janeiro, uma adolescente do Colégio Estadual Luiza Mahin, que funciona no Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, o Cense PACGC, ficou em primeiro lugar. Na segunda e terceira colocações ficaram, respectivamente, um adolescente do Colégio Jornalista Barbosa Lima Sobrinho (CEJBLS), do Centro de Atendimento Intensivo (CAI) Belford Roxo e outra adolescente do Colégio Estadual Luiza Mahin, do PACGC. Ambas unidades de internação. 

    A aluna que ficou em primeiro lugar receberá um tablet como prêmio, que será encaminhado e custodiado pelo gestor da unidade de internação respectiva e lhe será entregue quando concluir o cumprimento da medida socioeducativa. Já os professores das escolas que orientaram as redações dos alunos vencedores serão agraciados com uma placa de homenagem.

    Os vencedores disputaram com outros alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, dentro de um método de organização específico para essa categoria (Redação III).  

    O certame faz parte do Plano Estratégico da DPU e visa a fortalecer a visibilidade da instituição na defesa dos direitos de quem não pode pagar advogado para ter acesso à justiça. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados