Novo Degase

Notícias

  • Divisão de Pedagogia inicia apresentações dos Projetos Político-Pedagógicos nas unidades

    11/02/2019

    Por Ascom Degase

    Nesta segunda-feira (11/09), a Divisão de Pedagogia do Degase (Diped) deu início a uma série de reuniões nas unidades socioeducativas, com o objetivo de propor uma reformulação na apresentação de seus Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), embasada em experiências construídas e demandas identificadas.

    Segundo a Diped, para que os Projetos tenham relevância, eficiência e eficácia, algumas questões devem ser norteadoras no processo de construção do instrumento, e devem ser trabalhadas junto às equipes pela direção das unidades. Uma das instruções é elaborar o PPP com base na Constituição Federal de 1988, na Lei 8069/90 (ECA), na Lei 12.594/12 (SINASE), dentre outros dispositivos legais.

    Apesar do nome “pedagógico”, a diretora da Diped, Roberta Ramalho, ressalta que o documento não deve nem pode ser de atenção exclusiva dos profissionais da pedagogia.

    - Toda ação sobre o processo de desenvolvimento do sujeito é potencialmente uma prática pedagógica: práticas nos eixos de escolarização, saúde, cultura, esporte, lazer, profissionalização, convivência familiar e comunitária, e todas as demais de formação humana integral – explica Roberta.

    Nesse contexto, o PPP é um documento que serve para organizar o trabalho socioeducativo e se configura como uma formalização das metas da instituição com base na ação coletiva. Todos os atores e participantes da comunidade socioeducativa estão vinculados aos princípios, ações e metodologias definidas no Projeto.

    Todo o material explicativo, elaborado pela Diped, sobre a reformulação do Projeto Político Pedagógico e as datas das reuniões nas unidades socioeducativas podem ser acessados clicando aqui.

     



    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados