• Sete adolescentes se formam no curso de mecânica do programa Sementes do Amanhã

08/02/2019

Nesta sexta-feira (08/02), sete adolescentes que participaram do projeto Aprendiz na Medida, do Ministério do Trabalho e Emprego, se formaram na primeira turma do curso de Mecânica, no auditório da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE), localizado na Ilha do Governador. O programa oferece trabalho com carteira assinada e qualificação profissional a jovens que cumprem medida socioeducativa.

O Instituto Arcádia, por meio do programa Sementes do Amanhã, foi a empresa responsável pela formação com 960 horas de aula oferecida aos jovens, que realizaram aulas práticas e teóricas durante 10 meses. Todos os participantes tiveram a carteira assinada como jovens aprendizes e receberam salário de acordo com as normativas trabalhistas em vigor, por meio da empresa Nova Rio.

O diretor geral do Novo Degase, André Monteiro, esteve presente no evento e expressou sua alegria em testemunhar mais um curso concluído e o início de uma nova etapa na vida dos formandos.

- Nunca é tarde para que venhamos resgatar o tempo que perdemos, para começar a concretizar os nossos sonhos. Nós precisamos de vocês, para que vocês façam a diferença onde estiverem. E por meio de cada um de vocês, outras vidas poderão também ser mudadas – incentivou o diretor.

Para Alexandre Sapucaia, coordenador de sustentabilidade do Instituto Arcádia, um dos grandes diferenciais do programa é conciliar a aprendizagem com a prática e possibilitar ao adolescente ter a experiência registrada em carteira e receber seu primeiro salário no mercado de trabalho formal.

- O adolescente tem pressa. Ele tem uma família que ele precisa ajudar, ele tem contas a pagar, precisa se manter, e alguns já têm até mesmo filhos para cuidar. É por isso que valorizamos tanto a profissionalização na modalidade Jovem Aprendiz. Agradecemos o apoio do Degase que está conosco desde 2009 na realização deste projeto tão gratificante – afirmou Sapucaia.

Representando a diretora da Divisão de Pedagogia do Novo Degase, Roberta Ramalho, a pedagoga Iracema Santos agradeceu o envolvimento de todos os familiares dos participantes no processo de formação e homenageou os professores do curso.

- O que os professores ensinam vai muito além do conteúdo do curso, sabemos que, de alguma forma, vocês sairão daqui transformados.  A adolescência é uma fase difícil, um pouco rebelde, mas passa, e nós amadurecemos e aprendemos com nossos erros. Valorizem os professores e a família de vocês, que foram fundamentais para que vocês não desistissem no meio do caminho - ressaltou a pedagoga.

Ainda estiveram presentes o gestor da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Novo Degase, George Fox; a assistente social e responsável pelas contratações dos jovens aprendizes da empresa Nova Rio, Nísia Tavares; o diretor do Instituto Cooperar e da Faculdade Cristã do Brasil, Helvio Costa, além dos professores do curso de mecânica.

Ao final do evento, o Instituto Arcádia ofereceu um buffet comemorativo aos alunos e demais presentes.