Novo Degase

Notícias

  • EJLA realiza I Torneio Interno de Futsal

    18/01/2019

    Por Ascom Degase

    Na última terça-feira (15/01), foi realizada na Escola João Luiz Alves (EJLA) a final do I Torneio Interno de Futsal da unidade. Na semana anterior, respectivamente na terça e quinta-feiras aconteceram as fases eliminatórias, que envolveram, ao todo, 40 adolescentes.

    O objetivo do torneio é trabalhar, a partir do esporte, diversas habilidades com os jovens internos e ao mesmo tempo dar a eles um objetivo a ser alcançado, para estimulá-los. Seguir regras, ter disciplina, promover a integração, inserção social, superar desafios e aprender não só com a vitória mas também com a derrota, foram algumas competências trabalhadas com os meninos ao longo da preparação e disputa do campeonato.

    O professor do projeto Esporte e Cidadania, do Ministério dos Esportes, Sílvio de Góes, idealizador do torneio, conta que assim que chegou à EJLA foi realizada uma reunião de alinhamento com a direção, na qual foi decidido, em conjunto, que as aulas do projeto seriam direcionadas para realizar a posterior competição.

    - As regras do esporte se assemelham às regras da vida, são direitos e deveres que precisamos seguir e respeitar, tudo isso é trabalhado com os adolescentes ao longo das aulas – explica o professor Silvio, que completou dizendo que os meninos aderiram às atividades do torneio, colaboraram com as regras e os objetivos propostos.

    O evento, que contou com o apoio da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Departamento e dos voluntários da assistência religiosa da Igreja Católica, premiou o artilheiro do campeonato, o goleiro menos vazado e os times que ficaram em primeiro e segundo lugares. A Dicel forneceu as medalhas e trofeús, além de chinelos da Mormaii para os integrantes do grupo que ficou em primeiro lugar.

    Para participar das aulas e da competição, foram exigidos requisitos como frequência e bom rendimento escolar, bom comportamento, adesão às atividades socioeducativas e afinidade com o futsal, já o conhecimento técnico e teórico do esporte foi adquirido durante as aulas práticas.

    Para Cristóvão Silva, diretor adjunto da EJLA, o torneio tem grandes chances de se tornar um modelo a ser utilizado em outras unidades de internação, à exemplo do que já acontece nas unidades de semiliberdade que disputam anualmente o Intercriaad, promovido pela Dicel.

    - Além de ser uma atividade esportiva e de lazer para os adolescentes, também iremos estimular outras unidades a promover campeonatos internos para que, futuramente, cada uma forme sua seleção e possamos realizar torneios maiores, integrando os centros socioeducativos de internação - finalizou o diretor. 

    Logo após a premiação do torneio, foi oferecido um lanche de confraternização, com cachorro-quente, sacolés, bolo, doces e refrigerantes a todos os presentes.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados