Novo Degase

Notícias

  • Cense Dom Bosco vai receber oficina de Capoeira

    23/01/2019

    Por Ascom Degase 

    Na última sexta-feira (18/01), o Degase recebeu a visita do mestre de capoeira Ferradura e sua equipe para uma sensibilização com internos do Centro de Socioeducação (Cense) Dom Bosco, unidade de internação e internação provisória do Degase, na Ilha do Governador. 

    A partir de fevereiro, a unidade receberá uma oficina permanente todas as sextas-feiras. Serão dois turnos, de manhã e à tarde, com 20 alunos cada. 

    Mestre Ferradura faz parte do Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE), instituição preparadora de profissionais de capoeira, especializados na área educacional. O IBCE mantém diversas parcerias com escolas e também realiza projetos sociais com populações vulneráveis. 

    Na primeira aula, os 15 adolescentes do Cense Dom Bosco tiveram uma experiência-piloto, na qual, além de aprenderem os principais golpes e esquivas da arte, também tiveram uma introdução histórica, passando por cinco séculos. Iniciando no contexto da vida do negro na África e no Brasil, passando pela fundação dos quilombos; às batalhas entre monarquistas e republicanos e à atual posição da capoeira no mundo, reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. 

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados