• Divisão de Psicologia realiza encontro preparatório para Congresso

11/01/2019

Foi realizado na última quarta-feira (09/01), na sala multimídia do Cense Dom Bosco, o encontro preparatório dos psicólogos do Degase para o Congresso Nacional de Psicologia, que irá acontecer em junho, em Brasília, com o tema “O (Im) Pertinente Compromisso Social da Psicologia na Resistência ao Estado de Exceção e nas Redes de Relações Políticas, Econômicas, Sociais e Culturais”.

A psicóloga Vanda Vasconcelos, da Divisão de Psicologia, com ênfase nas famílias, explica o calendário dos congressos.

- Antes do Nacional, haverá o Congresso Regional, que se desdobrará em alguns pré-congressos. O nosso, com a temática específica em socioeducação, será em 21 de fevereiro, na Uerj. Esses pré-congressos irão eleger delegados para o Regional, em abril.

Vanda explica que o Degase fez uma parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), para que os psicólogos pudessem trabalhar em cima de um tema, escolhido “Os Desafios das Famílias”.

Neste encontro foram debatidas as práticas dos psicólogos em suas unidades, os desafios e a contribuição que pode ser dada pelos profissionais do departamento às famílias dos adolescentes, entre outros temas próximos.

Psicólogas do sistema socioeducativo como Letícia Penha, Rosimar Machado e Cristina Michelini explicitaram suas ideias e suas práticas na contribuição para um atendimento melhor. Também estiveram presentes a coordenadora da Coordenação de Saúde Integral e Reinserção Social (Csirs), Christiane Zeitoune, e a diretora da Divisão de Serviço Social, Leila Mayworm.