• Biblioteca do Novo Degase realiza segunda edição do evento "Café com o autor"

21/12/2018

Na manhã da última terça-feira (18/12), a Biblioteca Claudio Tourinho Saraiva, do Novo Degase, realizou a segunda edição do evento “Café com o autor”, que oferece um café da manhã aos participantes e a oportunidade de dialogar com escritores, na área de leitura da Biblioteca.

Na ocasião, a escritora convidada foi Maria Tereza Azevedo Silva, que trabalha como psicóloga no Novo Degase, é doutoranda e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Análise Institucional pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise (Ibrapsi), em Terapia Familiar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP) e Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e autora do livro “Família, Socioeducação e Projeto Golfinhos: uma construção coletiva”.

A psicóloga fez um breve resumo do trabalho desenvolvido desde sua chegada ao Departamento, há cerca de 25 anos, especialmente sobre os desafios e experiências vividas no atendimento dos adolescentes e seus familiares, que originou a criação do projeto Golfinhos e, posteriormente, deu título ao livro escrito por Maria Tereza.

- O projeto foi criado com a intenção de garantir aos socioeducandos o direito à convivência familiar, nós reunimos grupos de famílias de adolescentes internos para uma intervenção realizada a partir de um espaço de diálogo. Eles mesmos foram nos sinalizando que não tinham o hábito de dialogar, de sentar em um espaço específico para olhar nos olhos e apenas conversar, expor sentimentos – pontuou a autora.

Durante o evento, a escritora ainda relembrou que a partir do projeto foram criados muitos grupos de mães de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e frisou a importância de se promover uma escuta de qualidade dos jovens e seus familiares. Também foram abordados temas como afeto e sexualidade, que geraram o debate sobre a implantação ou não de um programa de visita afetiva, que incluiria a visita íntima à adolescentes a partir dos 16 anos, que tivessem autorização dos pais e comprovassem união estável ou casamento, entre outros critérios.

Após a apresentação da autora, o debate foi aberto para que Maria pudesse responder às perguntas dos participantes do encontro. Em seguida, a bibliotecária Lilian Casimiro, fez um agradecimento e falou sobre a realização do evento:

- Nosso objetivo, além de promover o encontro com os autores e divulgar suas obras, é também promover a utilização do espaço da Biblioteca, que possui um vasto acervo na área da socioeducação e outros temas variados. Estamos à disposição dos servidores do Degase, que podem se cadastrar e realizar empréstimos de livros, sugestões para o acervo e, inclusive, sugerir novos nomes para as próximas edições do “Café com o autor” , explicou Lilian.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e oferece os serviços de empréstimo domiciliar, levantamento bibliográfico, intercâmbio entre bibliotecas, acervo virtual, solicitação de ficha catalográfica e auxílio à pesquisa acadêmica. O acervo é composto por livros, teses, dissertações, artigos, folhetos, cds, dvds e periódicos na área da Socioeducação e outras áreas afins como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Educação, Literatura, entre outras. O acervo pode ser consultado e reservado virtualmente, mediante cadastro prévio, por meio do site oficial da Biblioteca: http://biblioteca.sophia.com.br/terminal/6681/