Novo Degase

Notícias

  • Cense Campos inaugura Cine Literário com apoio do Ponto Cine

    21/11/2018

    Por Ascom Degase 

    Foi inaugurado, no mês de outubro, no Centro de Socioeducação (Cense) Professora Marlene Henrique Alves, em Campos, unidade de internação e internação provisória, o Cine Literário, uma sala do projeto Ponto Cine, que recebeu uma TV de tela grande, DVD, Blu Ray e um acervo com 100 filmes e 100 livros. 

    A sala de cinema irá funcionar com os adolescentes lendo os livros e assistindo aos respectivos filmes, trabalhando assim diversos aspectos educacionais, culturais etc.

    Entre a apresentação e o início das atividades foram realizadas reuniões com o intuito de serem estabelecidas normas e procedimentos para um funcionamento adequado às necessidades dos adolescentes e da operacionalidade da unidade. 

    O diretor do Cense, Ivo Souza, definiu os dias do projeto e a diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa, que funciona dentro da unidade, Valéria Maria dos Santos, forneceu a lista dos adolescentes com desempenho escolar acima da expectativa.  

    O livro escolhido para o inicio do projeto foi “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Os próximos livros-base serão “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e “O Grande Mentecapto”, de Fernando Sabino. 

    Com apoio da Rede Globo, Prefeitura do Rio e da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel) do Degase, o projeto teve uma oficina de formação com seis monitores que vão cuidar da curadoria e do acervo fazendo a apresentação dos filmes e o manejo do acervo na oficina literária. O agente socioeducativo Hélcio Sandamil será o responsável pelo setor. 

    O Ponto Cine é a primeira sala popular de cinema digital do Brasil e a primeira da América Latina a receber um Certificado de Compensação de Carbono. Sua programação é exclusivamente dedicada aos filmes nacionais, sendo considerado o maior exibidor de filmes brasileiros de todo o mundo.


    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados