Novo Degase

Notícias

  • Coordenação Regional do Sul Fluminense realiza balanço do primeiro semestre do ano

    28/06/2018

    Por Ascom Degase

    Na quinta-feira (07/06), foi realizado no Centro de Socioeducação Irmã Assunción de La Gandara Ustara (Cense Volta Redonda), o II Encontro de Serviço Social na Socioeducação do Sul Fluminense, reunindo mais de 50 profissionais do sistema de garantia de direitos e representantes dos adolescentes em conflito com a lei, agentes de segurança socioeducativos e familiares dos jovens.

    O evento, coordenado pela assistente social Carolina Alves de Oliveira, fez parte das comemorações pelo dia do assistente social e reforça a dinâmica de integração entre os atores da rede de atendimento ao adolescente.

    Além do encontro, outros eventos de formação continuada e capacitações aconteceram na região durante o primeiro semestre de 2018, em parceria com a Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE). Mais de 200 servidores do pólo regional Sul Fluminense do Novo Degase, que engloba os Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) de Barra Mansa e Volta Redonda e o Cense Volta Redonda, participaram de cursos como: Educação Popular, Ações Preventivas em Segurança Socioeducativa, Primeiros Socorros e Justiça Restaurativa, somando mais de 112 horas de estudos.

    O coordenador regional do pólo Sul Fluminense do Novo Degase, Adriano Guedes Custódio, comemorou o saldo positivo do primeiro semestre do ano:

    - Reafirmamos convênios, fechamos novas parcerias, implementamos novos projetos e mantemos o apoio e assessoria aos gestores e judiciário local, avançando na excelência com a qual temos nos comprometido a realizar a socioeducação – afirmou Adriano.  

    Para o segundo semestre, está marcado para o mês de agosto a realização do II Seminário dos Operadores do Sistema Socioeducativo do Sul Fluminense e Costa Verde, em parceria com a Fundação CSN, uma das principais instituições parceiras do sistema socioeducativo na região, um convênio-parceria que já acontece há 11 anos. A Fundação apresentou ainda uma nova variedade de atividades em seu Espaço Cultural, que oferece palestras, teatro, cinema, pintura e atividades para os adolescentes e servidores, além de ter reafirmado, neste mês de junho, a manutenção das vagas exclusivas para os Criaads, do curso profissionalizante em hotelaria básica, promovido pelo Hotel Escola Bela Vista.

    Além do curso de hotelaria, os Criaads Volta Redonda e Barra Mansa também oferecem curso profissionalizante de mecânica de motocicletas, que formam, juntos, mais de 30 adolescentes por ano. Já na unidade de internação, o Cense Volta Redonda, as capacitações são oferecidas nas áreas de informática, garçom e elétrica, além do Projeto Esporte e Cidadania para Todos (Governo Federal), que promove as atividades esportivas no Centro de Socioeducação e que será ampliado, no próximo semestre, para as unidades de semiliberdade do pólo.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados