• Criaad Cabo Frio realiza Fórum Socioeducativo

22/06/2018

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Cabo Frio, unidade de semiliberdade do Novo Degase, realizou, no dia 15/06,  seu Fórum Socioeducativo. O evento aconteceu no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Cabo Frio e o tema foi  “Justiça Juvenil: Práticas na Semiliberdade”.

O encontro contou com as presenças do subdiretor geral do Novo Degase, Sylvio Castro; o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que atua no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade, Elionaldo Fernandes Julião, a psicóloga jurídica e professora da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Andréia Ribeiro Cardoso, que desenvolve um projeto de extensão com famílias de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Criaad Cabo Frio; a professora da Universidade Estácio de Sá (Unesa), assistente social e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Unesa), Maria Clara Arrudao; o representante do Senai, Washington Cruz;  além de representantes do Ministério Público de Cabo Frio e autoridades judiciais que atuam na área da infância e adolescência na Região dos Lagos.

Em seu momento de falar, o diretor do Criaad Cabo Frio, Marcellus Edgren, explicou o objetivo do encontro e passou diversas informações sobre o que acontece em sua unidade.

- O objetivo do Fórum foi de divulgar para sociedade civil as práticas realizadas no Criaad Cabo Frio e tornar visível o trabalho dos profissionais do Degase, em especial da nossa unidade – ressaltou Edgren.

Ele também citou que todos os dias muitas pessoas passam em frente ao Criaad Cabo Frio e não tem conhecimento do número de profissionais que trabalham no "anonimato, atrás dos muros". Descreveu quem são esses servidores e em seguida apresentou os projetos com os adolescentes, e que fazem parte do planejamento estratégico da gestão. Também lembrou das metas que foram cumpridas de 2011 até hoje, inclusive o Fórum, que faz parte dessas metas, pois após todas as conquistas de projetos e parcerias, o evento veio para consolidar o trabalho.

- Criamos o “Prêmio Sinase” para prestigiar profissionais da Educação, Socioeducação, autoridades e parceiros do Criaad Cabo Frio. Os troféus do prêmio foram confeccionados artesanalmente na oficina de artesanato da nossa unidade pelos adolescentes, com a técnica da pirografia em madeira. No troféu veio escrito “Prêmio Sinase Rosa Brandão”, homenageando uma educadora do nosso município que faleceu este ano e que realizava um projeto de prevenção com crianças e adolescentes do bairro Jacaré, em Cabo Frio.