• Programa Sementes do Amanhã forma 13ª turma do curso de Ajudante de Cozinha no Novo Degase

21/06/2018

Nesta quinta-feira (21/06), foi realizada a formatura dos alunos da 13ª turma do curso de Ajudante de Cozinha do programa “Sementes do Amanhã”, no auditório da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) do Novo Degase, na Ilha do Governador.

Vinte jovens foram capacitados pelo curso, que teve a duração de 12 meses e carga horária de 960 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, realizadas na cozinha-escola da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Departamento.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), por meio do Degase; o Instituto Arcádia; o RioSolidário; o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e o Ministério do Trabalho (MTb). Desde o início do projeto, em 2009, o “Sementes do Amanhã” já formou mais de 270 alunos e oferece capacitação profissional para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e também para jovens em situação de vulnerabilidade social. Os alunos já iniciam o curso com o registro na carteira de trabalho como “Jovem Aprendiz” e recebem salário e vale-transporte.

Nesta tarde, a cerimônia de formatura contou com a presença dos familiares dos alunos, professores do curso e representantes dos parceiros do projeto. O subdiretor geral do Novo Degase, Sylvio Castro, e o coordenador do Instituto Arcádia, Alexandre Sapucaia, conversaram os jovens sobre a trajetória que percorreram nesses 12 meses de curso e a importância da escolha que fizeram.

- Conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de vocês, e com essa capacitação vocês têm a oportunidade de transformar esse conhecimento em uma profissão – apontou o subdiretor Sylvio.

Em seguida, o coordenador do Instituto Arcádia, Alexandre Sapucaia, agradeceu o apoio dos parceiros e familiares dos adolescentes, e parabenizou os formandos.

- Fico muito feliz de chegar na 13ª turma e ver esses 20 adolescentes que venceram desafios diários, participaram das aulas de segunda a sexta, escolheram estar aqui todos os dias e concluíram seu objetivo. E o melhor é poder dizer que não iremos parar, que teremos mais turmas e continuaremos transformando vidas – comemorou Sapucaia.

O coordenador de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Novo Degase, George Fox, também esteve presente na ocasião, e ressaltou o valor do apoio dos familiares dos jovens formandos. Já a diretora de profissionalização do Departamento, Mirtes Bandeira, pontuou a relevância dos adolescentes se dedicarem às suas escolhas e darem sequência ao aprendizado.

- Vocês podem seguir nessa área ou, mais para frente, se descobrir em outras áreas de profissionalização, o mais importante é que vocês não parem de estudar e de ter interesse em aprender. Aproveitem as oportunidades e se dediquem à elas – finalizou Mirtes.

Após a cerimônia, os formandos, seus familiares, professores e parceiros do curso foram recepcionados no pátio da Cecel com um coffee break de comemoração e confraternização, para celebrar a formatura.