Novo Degase

Notícias

  • Criaads realizam o “Café com Parceiros” para estreitar laços e trocar experiências

    07/05/2018

    Por Ascom Degase

    Com o objetivo de estreitar laços e trocar experiências, o “Café com Parceiros” tem sido realizado desde 2014 em todas as unidades de semiliberdade do sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. Criado pela Divisão de Pedagogia (Diped) do Novo Degase, o encontro convida os parceiros a conhecerem a unidade, além de procurar trazer outros novos para o local. A diretora da Diped, Katia Barghigiani, explica o encontro.

    - A ideia é chamar as coordenadorias regionais, as metropolitanas, que são responsáveis pelas escolas, os diretores de escolas, parceiros que contribuem com cursos profissionalizantes, os que atendem os jovens em cursos fora dos Criaads para conhecerem a unidade, além de tentar também outros possíveis parceiros – diz a diretora.

    Este ano, desde março, diversas unidades já realizaram o encontro. Os próximos serão o Criaad Nilópolis, o de Teresópolis e o da Ilha do Governador. Katia dá o exemplo de uma marcenaria que, funcionando próxima a um Criaad, poderia ensinar e/ou empregar um jovem que cumpre medida de semiliberdade. Esse dono da marcenaria é chamado a participar da reunião.

    - Queremos expandir a rede da unidade, mostrar o trabalho do Degase e a necessidade dessa parceria por conta da incompletude que temos - completa a diretora.

    Parceiros de setores religiosos, de saúde, esportivos, além de ONGs, etc. fazem parte da rede de cada unidade e utilizam o “Café com Parceiros” para trocar experiências e identificar como poderia ser feito melhor o trabalho com os jovens. Raul Almeida, diretor do Criaad Penha, uma das unidades que já realizou o encontro (27/04), explica como atuou sua equipe.

    - A direção e a equipe do Criaad Penha explicaram a todos como funciona a unidade e quais os trabalhos realizados pelas equipes parceiras. A importância da frequência escolar e os projetos desenvolvidos dentro da unidade como Família em Foco, Alinhavando a Rede, Justiça Restaurativa, Frequência Escolar, Conselho Restaurativo, atividades religiosas e trabalhos culturais e esportivos foram outros temas abordados pelos profissionais. A reunião foi um espaço de diálogo, sendo dada a oportunidade a todos os participantes de se colocarem, tirarem suas dúvidas e buscar maneiras para aperfeiçoar a parceria no trabalho – explicou o diretor.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados