Novo Degase

Notícias

  • Jovens do Criaad Santa Cruz fazem passeio a Paraty

    20/04/2018

    Por Ascom Degase 

    O projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho, do Novo Degase, realizou atividade sociocultural na cidade de Paraty, na quarta-feira (11/04), com sete adolescentes que cumprem medida de semiliberdade no Criaad Santa Cruz. 

    Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer desde a cidade de Itaguaí até Paraty. O diretor da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), Alexander Martins, foi o guia da atividade e explicou a eles sobre a Serra do Mar e sua Mata-Atlântica. 

    - Em Paraty, trabalhamos o contexto histórico local. O escoamento do ouro como atividade socioeconômica, a estrutura de saneamento; com o seu rebaixamento ao nível do mar para que a maré que avança possa fazer a limpeza natural das ruas de seu Centro –explicou o diretor. 

    Também foram explicados o sistema escravocrata, a arquitetura dos casarios e igrejas  (da elite e dos escravos da época), a importância do turismo, além de visita a antiga cadeia púbica. De acordo com o diretor da Dicel, a participação dos jovens foi exemplar, assim como a equipe técnica e os agentes socioeducativos que participaram. 

    - Fizemos um prêmio surpresa em Trindade, uma vila com praias que fica a cerca 20 minutos de Paraty. Pedimos que eles fechassem os olhos e descemos a Serra do “Deus me livre”. Ao abrir os olhos avistaram o cenário deslumbrante, com a coloração de vários verdes no mar. Muitos se emocionaram – disse Alexander. 

    Em Trindade, todos fizeram a trilha até a Praia do Meio, onde tiveram a oportunidade de entrar no mar. Os jovens, agora, vão fazer a devolutiva do passeio, em forma de desenhos e textos sobre a atividade. 

    A próxima atividade do projeto Trilhas e Rumos para um Novo Caminho será em Conservatória, no dia 16 de maio, com as adolescentes do Cense PACGC, unidade de internação feminina, na Ilha do Governador.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados