Novo Degase

Notícias

  • Colóquio sobre agentes socioeducativos é realizado na ESGSE Paulo Freire

    25/04/2018

    Por Ascom Degase

    Foi realizado na manhã desta quarta-feira (25/04), no auditório da Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire, o Colóquio de Pesquisas e Saberes - O Agente de Segurança Socioeducativo: Profissional da Socioeducação. Práticas, Desafios e Perspectivas. Devolutiva de pesquisas sobre o cotidiano deste profissional: os impasses e a importância no atendimento do adolescente em cumprimento de medida. 

    Quatro pesquisadores expuseram estudos sobre o tema agente socioeducativo. O assistente social André Gomes da Silva expôs “Agentes Socioeducativos do Centro de Socieducação Dom Bosco e suas percepções sobre o Sinase”. Já a psicóloga Camila de Carvalho Meireles, que já trabalhou no Cense Dom Bosco e agora está no Criaad Ilha, apresentou “Entre a educação e a disciplina: sobre agentes socioeducativos do estado do Rio de Janeiro”. 

    A socióloga e antropóloga Juliana Vinuto apresentou “No fio da navalha: efeitos da masculinidade e virilidade no trabalhos dos agentes socioeducativos”. Por último, Leandro de Oliveira Abreu, expôs o estudo “Entre capturas e resistências: situações de saúde e adoecimento no trabalho de agentes socioeducativos”. 

    De acordo com a psicóloga da ESGSE, Eliza Lopes, o encontro contribuiu muito para o departamento. Fora expostos temas como o stress dos profissionais, adoecimento, as vezes o seu não reconhecimento, até pelos seus pares, as discriminações etc.


    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados