• Alunos do projeto Aprendiz na Medida se formam no Novo Degase

21/12/2017

Nesta quinta-feira (21/12), 34 adolescentes que participaram do projeto Aprendiz na Medida, do Ministério do Trabalho de Emprego, se formaram como auxiliar de copa e cozinha e atendente de lanchonete no auditório João Paulo II, da unidade de internação João Luiz Alves, na Ilha do Governador. O programa oferece trabalho com carteira assinada e qualificação profissional a jovens que cumprem medida socioeducativa.

O Instituto Arcádia, por meio do programa Aprendizes em Ação, foi a empresa responsável pela formação com mais de 380 horas de aula oferecida aos jovens. Todos os participantes tiveram a carteira assinada e receberam salário de acordo com as normativas trabalhistas em vigor.

Para Alexandre Sapucaia, coordenador de sustentabilidade do Instituto Arcádia, é nítida a melhoria no comportamento dos adolescentes envolvidos ao término das aulas.

- Nossa formação é muito exigente e por isso percebemos que muitos adolescentes entendem a necessidade do cumprimento de todas as normas e, em algumas ocasiões, os que eram mais resistentes no início, se tornam os melhores no final. Agradecemos o apoio do Degase que está conosco desde 2009 na realização deste projeto tão gratificante – afirmou Sapucaia.

A diretora da Divisão de Pedagogia do Novo Degase e gestora do programa Aprendiz na Medida, Katia Barghigiani, agradeceu o envolvimento de todos os familiares dos participantes no processo de formação.

- É fundamental a participação dos familiares para que os jovens não desistam no meio do caminho. Muito obrigada pela confiança, essa formatura nos dá força para continuar o trabalho com as próximas turmas que virão – ressaltou a diretora.

Segundo Ramon Santos, auditor fiscal e coordenador do projeto de Inserção do Aprendiz no Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, a formatura é uma importante conquista  para o futuro dos adolescentes.

- Acreditamos muito neste projeto! Esperamos que vocês aproveitem esta oportunidade e continuem fazendo as escolhas certas, ouvindo apenas os conselhos das pessoas que querem o bem de vocês. Muito obrigado pelo apoio do Degase e do Instituto Arcádia nesta caminhada – concluiu Ramon.