Novo Degase

Notícias

  • Professor lança livro sobre as árvores do Cense Dom Bosco

    07/12/2017

    Por Ascom Degase

    Foi lançado nesta quarta-feira (06/12), no Centro de Socioeducação (Cense) Dom Bosco, unidade de internação provisória do Novo Degase, na Ilha do Governador, o livro “Árvore Tem Nome”, do professor Romildo da Silva, do Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, que funciona dentro do Cense Dom Bosco.

    O livro registra todas as árvores existentes dentro do Cense. Romildo, que trabalha há quatro anos na unidade, explica porque começou esse trabalho.

    - Muitas vezes passamos anos à sombra de uma árvore e não sabemos o nome nem o que ela pode oferecer. Pensando nisso, resolvi identificá-las, descobrindo seu nome comum, científico, a origem etc. – diz o servidor.

    Por meio da internet, Romildo conseguiu identificar muitas árvores que existiam no Cense e, assim, com a ajuda dos internos, foi colocando placas em cada uma delas. O engenheiro florestal da Prefeitura do Rio, Claudio Santana, também colaborou nessas identificações.  Romildo dividiu as árvores em dois grupos: as perenes, que são as maiores e estão lá o tempo todo, e as temporárias, que são plantadas na horta e que estão presentes em determinada época e noutra não.

    Romildo é professor de Geografia e tem especialização em Planejamento e Educação Ambiental.  Ele explica que existe uma grande variação de nomes das árvores, dependendo da região. Ressalta também que não teve a pretensão de escrever um livro como um biólogo e, sim, como um registro, identificando, dando a origem, como ela cresce e o que ela pode oferecer. Jambo, tamarindo, mangueira, amendoeira, coqueiro, entre outras, totalizam 62 árvores na unidade.

    - A maioria delas tem poder medicinal, aqui temos uma farmácia, e não sabemos nem aproveitamos. Tem uma aqui que está citada na Bíblia, a Moringa Oleífera, dela se extrai quase tudo de bom – explica Romildo.

    O professor pensa agora em fazer esse tipo de registro em outras unidades do Degase, identificando e mostrando às pessoas os nomes e o que essas árvores podem oferecer, não somente uma sombra, mas também na parte medicinal, amenizando o clima, a tensão entre as pessoas, entre outros benefícios.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados