• Novo Degase recebe radiotransmissores da Secretaria de Estado de Segurança

05/12/2017

Na manhã desta terça-feira (05/12), o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), Rodrigo Alves; o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval e o subdiretor geral do Novo Degase, Sylvio Castro, participaram da entrega de 75 radiotransmissores para o Novo Degase, no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

Esta etapa conclui os acordos de cooperação técnica firmados neste ano, englobando 18 prefeituras - além das secretarias de Segurança e de Administração Penitenciária, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual - que passaram a ser integradas com o CICC. Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios são um importante legado e permitem ainda a comunicação com outros órgãos de segurança, beneficiando diretamente a população e otimizando recursos.

Na ocasião, o subsecretário de Comando e Controle da Seseg, Rodrigo Alves, falou sobre a relevância da participação do Novo Degase nos acordos de cooperação:

- O mais importante dessa parceria que está sendo efetivada hoje com o Degase é que, diariamente, o Departamento realiza o transporte dos adolescentes em conflito com a lei por todo o estado, seja para audiências ou entre as unidades socioeducativas, então, é essencial que eles componham essa rede de rádio onde estão todas as forças de segurança. Com as instituições integradas, trabalhando juntas nos níveis municipal, estadual e federal, e se comunicando por meio do mesmo canal, a segurança se torna muito mais efetiva para os servidores e para a própria população – reforçou o subsecretário.

Desde o primeiro semestre, a Superintendência de Comunicações Críticas (SCCRIT) da Subsecretaria de Comando e Controle (SSCC) vem fazendo a entrega dos radiotransmissores em todas as regiões do Estado. As prefeituras de Niterói e São Gonçalo foram as primeiras a serem beneficiadas. Em seguida, foram alinhados convênios com os municípios do Médio Paraíba (Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia), assim como da Região Centro-Sul Fluminense (Valença e Paraíba do Sul) e outros municípios do estado e Baixada Fluminense, totalizando 29 acordos de cooperação firmados.

Do total de 12 mil aparelhos, cinco mil haviam sido cedidos pelo Estado inicialmente para a organização dos Jogos Rio 2016. Eles foram vistoriados e reconfigurados pela superintendência. Os aparelhos contam com sistema digital no padrão TETRA, criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Os rádios permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência.

O superintendente de Comunicações Críticas e idealizador do projeto dos radiotransmissores, Alexandre Corval, responsável por mediar todo o processo de articulação até a efetivação do acordo entre a CICC e o Degase, explicou que o diferencial da utilização dos rádios é uma tecnologia sigilosa e eficaz:

- O Degase também terá acesso a um software que informa a localização dos rádios em tempo real, isso irá possibilitar que, por exemplo, da Coordenação de Segurança e Inteligência do Departamento, seja feito o acompanhamento de todo o trajeto de deslocamento dos adolescentes e detectar se houver um desvio de rota ou outras situações não programadas. Além disso, toda a comunicação realizada é criptografada e os usuários precisam estar logados na mesma rede, o que confere mais segurança às informações trocadas. – pontuou Alexandre Corval, acrescentando que o alcance dos aparelhos já se estende por quase todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive em locais sem sinal de celular.

O subdiretor geral do Novo Degase, Sylvio Castro, que esteve presente representando o diretor geral, Alexandre Azevedo, agradeceu o empenho da equipe da Coordenação de Segurança e Inteligência do Departamento em buscar parcerias e alternativas para melhorar o serviço prestado pelo órgão. Ele ratificou a importância da doação da Secretaria de Estado de Segurança e o impacto direto que a utilização do novo equipamento trará, especialmente, para o trabalho dos agentes socioeducativos:

- Como é do conhecimento de todos, nossos agentes trabalham hoje sem porte de arma ou outros equipamentos de segurança, tanto dentro das unidades quanto nos deslocamentos e, sem dúvidas, a utilização dos novos radiotransmissores, com frequência direta com as unidades de segurança mais próximas, irá aumentar sua autoestima como servidores e garantir a segurança no trabalho que eles realizam – concluiu Sylvio.