Novo Degase

Notícias

  • Neab-ND lança segunda edição da Revista AÚ

    01/12/2017

    Por Ascom Degase 

    Foi lançada, nesta última semana, a segunda edição da revista AÚ, produzida por servidores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Novo Degase (Neab-ND) e com apoio da Assessoria de Sistematização Institucional (Asist) e da Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire. Os editores deste número são Lívia de Souza Vidal e André Luiz Porfiro. 

    AÚ é um movimento na capoeira. Um golpe com múltiplas variações e possibilidades de reinvenção. A Revista AÚ é dividida, a partir do seu segundo número, em seções com nomes ligados à capoeira, luta inventada por afro-brasileiros nas senzalas como resistência às opressões. A seção Aruanda relembra e homenageia personalidades negras que fazem parte da História do Brasil. A revista apresenta também a seção Roda, composta de artigos desenvolvidos pelos professores do curso Estudos Afro-Brasileiros e Socioeducação, realizado anualmente pelo Neab-ND. 

    A produção textual de funcionários do Degase vem na seção Treinel. A Revista AÚ apresenta, ainda, o Espaço Caxinguelê com produção de socioeducandos – fotos da oficina do fotógrafo e servidor Alex Marcos, e textos da oficina de leitura da psicóloga Aline Garcia. A edição se completa com as seções Berimbau, artigo transcrito de palestra realizada no encontro anual Relações Raciais na Socioeducação, e Zum, zum, zum que apresenta resenha de um livro de um autor ou autora negra.

     

    Confira a segunda edição da revista AÚ na íntegra clicando aqui.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados