Novo Degase

Notícias

  • Jovens do Criaad Macaé participam de projeto de reciclagem

    27/11/2017

    Por Ascom Degase 

    Um projeto de qualificação profissional na área de reciclagem vem dando muito certo no Criaad Macaé, unidade de semiliberdade do Novo Degase: o “Reciclar Coisas - Resgatar Pessoas”. Desde 2013, quando também começou no Cense Campos, o projeto tem como intenção  desenvolver atividades de reciclagem de materiais diversos tais como: garrafa pet, caixas de leite, tampinhas de refrigerantes, embalagens de xampu, óleo vegetal usado, garrafas de vidro etc. 

    Elaborado pelo agente socioeducativo e orientador de aprendizagem e artesão, Ely Rangel, e com apoio da agente executora Mirian Rios, além da equipe técnica da unidade, o projeto atende de 10 a 15 adolescentes por dia, três vezes por semana. No começo, foi aplicado um questionário para se saber o que os adolescentes conheciam sobre o tema. Rangel explica o resultado. 

     – Após ser aplicado esse questionário sobre reciclagem ficou claro o desconhecimento por parte dos adolescentes da possibilidade de se reciclar materiais que seriam jogados no lixo transformando-os em objetos de uso doméstico, como bijuterias, bolsas, acessórios e uma infinidade de produtos. Preenchendo assim o tempo ocioso dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade com uma atividade lúdica e lucrativa, pois estaremos produzindo objetos que podem ser comercializados gerando uma fonte de renda para os adolescentes egressos e suas famílias – explica o orientador e elaborador do projeto.             

    O projeto também busca a doação de matéria prima reciclável junto à sociedade macaense e incentiva que os familiares promovam uma coleta seletiva em suas comunidades e tragam no dia da visita esses materiais que seriam jogados no lixo para que seus filhos reciclem. 

    No ano de 2016, o Reciclar Coisas – Resgatar Pessoas ficou entre os finalistas do Premio Innovare, o que é motivo de muito orgulho para os envolvidos no projeto.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados