Novo Degase

Notícias

  • Cia Teatral Morrinho apresenta o espetáculo "A Origem"

    13/11/2017

    Por Ascom Degase

    Na sexta-feira (10/11), a Cia Teatral Morrinho apresentou no auditório da Escola João Luiz Alves (EJLA), a peça “A Origem”, com texto e direção de Alexandre Lage. Internos e servidores estiveram presentes ao espetáculo que tratou da evolução da sociedade desde o começo até os dias atuais. A peça foi promovida com o apoio do Instituto Plano e Ação Brasileiro (Ipab) e da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer do Novo Degase (Dicel).

    O espetáculo começa com a criação do universo, (“Big Bang”) e a construção da Terra. O homem primata surge em uma coreografia que transcende o tempo, até os soldados de Roma, passando pelo fogo, a roda, a agricultura, as guerras, Cristo, enfim, toda a evolução.

    A última cena acontece em um escritório de uma repartição pública, nos dias de hoje. Lá, os  atores fazem um discurso sobre diversos temas: negros, favelados, idosos, homofobia, mulher, desemprego, entre outros. 

    A peça tem no elenco os atores Cirlan Oliveira, Daniel Campion, David Smith, Luiz Guilherme, Willian Cunha, Rossana Alves e o professor de teatro da EJLA, Paulo Lopes.

    A Cia Teatral Morrinho já participou de diversas atividades no Novo Degase, principalmente em época de recesso (férias escolares), com apresentações de teatro, dança e em unidades como Educandário Santo Expedito (ESE), em Bangu; Cense PACGC, EJLA, CAI Belford Roxo e Cense Volta Redonda.

    Sobre fazer apresentações no Degase, o diretor Alexandre Lage ressalta.

    – Fazer cultura é trabalho de formiguinha, isso nos alimenta. A inquietação do fazer na cultura sempre nos remete a resistência e em fazer cada vez melhor nosso trabalho. Nosso ar é o teatro – completa o diretor.

    O espetáculo “A Origem” foi premiado pela Aneel e Light, em 2017. Ficou sete meses no Museu da República, no Palácio do Catete, com apresentações, exposições  e oficinas.  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados