Novo Degase

Notícias

  • Antologia Voos do Cárcere é lançada na Cecel

    13/11/2017

    Por Ascom Degase

    Foi lançada nesta última sexta-feira (10/11), no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel), a antologia “Voos do Cárcere”, obra com 120 poesias escritas por sete adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Socioeducação (Cense) Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina do Novo Degase, na Ilha do Governador. A antologia é resultado de uma oficina que acontece há cerca de um ano, uma vez por semana, desenvolvida pela psicóloga do departamento, Aline Garcia.

    A antologia, do selo Macabea, também já havia sido lançada na Bienal do Livro, no Rio Centro, em setembro deste ano, e teve como organizadora Bianca Garcia. Neste lançamento, nem todas as adolescentes autoras estavam presentes, pois muitas já receberam progressão ou extinção de medida. Aline explica que a oficina continua e que agora temas como questões raciais e outros autores estão sendo desenvolvidos e as poesias sendo espalhadas pelos murais da unidade.

    Na antologia lançada, temas como saudade, liberdade, amor, a força da mulher e novos rumos são retratados. A juíza da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, Lúcia Glioche, esteve presente e teve o seu exemplar autografado pelas meninas e pela psicóloga, que realizou a oficina da poeta Elisa Lucinda, no próprio Degase no início do ano.

    Durante o lançamento, o ex-jogador de basquete WG, que tem um projeto social com meninos carentes na Zona Oeste, e o poeta Leandro Araújo, apresentaram suas poesias, assim como todas as internas que participam da oficina de leitura.

    Os exemplares estão à venda no site da editora Multifoco e a renda obtida será revertida para a compra de lápis, cadernos, canetas, entre outros materiais, às meninas da própria unidade.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados