Novo Degase

Notícias

  • ESE recebe a visita do Movimento Cultural Cine Rock na Praça

    26/10/2017

    Por Ascom Degase

    Na última sexta-feira (20/10), integrantes do Movimento Cultural Cine & Rock na Praça estiveram no Educandário Santo Expedito (ESE), unidade de internação em Bangu, onde apresentaram aos adolescentes um laboratório de rock, com vídeos e reflexões, além de uma apresentação do grupo de hip hop “Quadrilha MPJ”, que realizou uma oficina de rap para os internos.

    Convidados pela Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), do Novo Degase, e marcando presença pela terceira vez na Instituição, o Movimento Cultural Cine & Rock na Praça é um evento de ocupação cultural nas praças e em outros locais do Rio de Janeiro, que vem desmitificando o imaginário sobre a "tribo do rock" e seus interesses. O movimento vem incentivando a apropriação territorial dos espaços públicos pela própria comunidade local, transformando lugares antes esquecidos em pontos de cultura e lazer, estimulando o engajamento de moradores, associações e comerciantes dos locais em que realizam suas ações fixas e pontuais, que são destinadas a todas as faixas etárias.

    Na ocasião, Léu Oliveira, fundador e coordenador do Cine Rock, conversou com os adolescentes sobre a história do movimento e como ele surgiu da vontade de transformar uma pequena praça no bairro de Rio das Pedras, e acabou se tornando um projeto que vem alcançando muitas pessoas e espaços desde o ano de 2013.  

    O diretor da Dicel, Alexander Martins, reforçou o motivo de buscar sempre profissionais e projetos engajados com os jovens e capazes de inspirar  os adolescentes:

    - A cultura é um instrumento libertador, que amplia a visão de quem a consome. Criando uma identidade cultural mais vasta e forte, os jovens podem ter uma leitura melhor do mundo, o que se torna um alicerce para outras etapas da vida – conclui o diretor.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados