Novo Degase

Notícias

  • Criaad Friburgo celebra o “Setembro Azul”

    03/10/2017

    Por Ascom Degase e Criaad Friburgo 

    O Criaad Nova Friburgo, unidade de semiliberdade do Novo Degase, organizou uma programação especial na última segunda-feira do mês de setembro (25/09) para socioeducandos, familiares e servidores, comemorando o "Setembro Azul". Conhecido pela comunidade surda como o mês em que se comemora o “Dia do Surdo”, tanto nacional como internacionalmente, a unidade promoveu palestras, reuniões e deu destaque à Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

    O dia 26 de setembro foi instituído no Brasil como o Dia Nacional dos Surdos e, no exterior, em 30 de setembro. As datas representam uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva. O "Setembro Azul" é um grande marco histórico das lutas e conquistas dos surdos, principalmente ao que diz respeito às lutas pelos direitos linguísticos e culturais.

    A comemoração na unidade teve início com a Reunião Mensal de Pais e Responsáveis, que este mês teve como tema a Deficiência Auditiva. O evento contou com a palestra da psicóloga e professora de Libras, Luciana Dantas Ruiz, e o apoio da intérprete de Libras, a professora Soraya Toledo. Também contou com a presença de todos os socioeducandos que cumprem medida de semiliberdade no Criaad Friburgo.

    Ao longo do dia, o projeto “Novo Olhar”, parceiro do Criaad, realizou outra atividade para celebrar a data. Com a presença da professora de Libras, Antonieta, e sua ex-aluna, Patrícia, dos Colégios Estaduais Canadá e Galdino do Valle Filho, respectivamente, buscaram promover a ampliação do convívio social e a troca de experiências entre ouvintes e surdos, utilizando a Libras como comunicação.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados