• Criaad Cabo Frio realiza encontro com Secretaria de Educação de Cabo Frio

20/09/2017

Na quarta-feira (06/09), o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Cabo Frio realizou um encontro informativo com a equipe técnica da unidade (pedagogas, psicóloga e a professora de Educação Física) e orientadores educacionais da Secretaria de Educação de Cabo Frio.

O principal objetivo da reunião foi dar conhecimento aos orientadores que recebem os adolescentes nas escolas do município, sobre o trabalho que é realizado na unidade socioeducativa. Foram discutidos temas como a natureza da medida de semiliberdade, rotina dos adolescentes, inserção dos jovens no ambiente escolar, profissionalização, atividades externas e internas das quais os meninos participam, além de conhecer o espaço físico da unidade.

- A parceria estabelecida entre a equipe do Criaad Cabo Frio e a gerência do sistema de garantia de direitos tem sido muito importante dentro do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEME). Este encontro contribuiu ainda mais para um melhor acompanhamento,  por parte dos orientadores educacionais, aos alunos que cumprem medidas socioeducativas e estão matriculados nas escolas da nossa rede de ensino. Foi um momento de sensibilização para nós e de maior confiança nesse processo, uma vez que as equipes, agora, sabem que podem contar uma com a outra – destacou Caroline Vasconcellos de Souza Carvalho, do Departamento de Orientação Educacional da SEME.

Na ocasião, os participantes da reunião pontuaram o quanto atividades como essas vêm sendo essenciais para quebrar rótulos pré concebidos e reforçados na sociedade em relação aos jovens que estão em cumprimento de medidas de socioeducação e desmitificar o trabalho realizado pelo Novo Degase.

- A reunião foi um espaço de encontro, escuta e trocas, importante para o fortalecimento do vínculo entre a escola e a equipe do Criaad Cabo Frio - reforçou Naira Miranda, pedagoga da unidade.