Novo Degase

Notícias

  • Cense Dom Bosco realiza programa de atenção às famílias

    20/09/2017

    Por Ascom Degase

    No último sábado (16/09), o grupo “Teatro do Oprimido” realizou uma apresentação para as famílias dos adolescentes na quadra do Centro de Socioeducação Dom Bosco. A iniciativa faz parte do programa de atenção às famílias dos adolescentes, que visa promover a integração entre a unidade socioeducativa, os meninos em cumprimento de medida e suas famílias, sejam os pais ou sua família extensa (irmãos, avós, tias, etc.).

    Além de integrar, o principal objetivo do programa é promover a transparência do trabalho realizado pela unidade socioeducativa e estimular o apoio da família aos jovens, conscientizando os familiares de sua importância no pilar afetivo, no processo de socioeducação e na reintegração dos meninos na sociedade. No primeiro atendimento, a equipe do Cense convida os responsáveis pelos adolescentes a realizarem uma visita guiada pela unidade.

    - Fazendo a visita com os pais, temos a oportunidade de desmitificar as ideias e imagens muitas vezes distorcidas que eles já trazem de como é uma unidade socioeducativa por trás dos muros. Os responsáveis se surpreendem ao se deparar com um ambiente limpo, amplo, salas para atendimento médico, psicológico, dentário, uma escola estadual, quadra, horta, biblioteca, cineclube, enfim, a visita ajuda a mostrar a realidade do trabalho que é realizado aqui dentro – explica Rejane Dias, diretora adjunta do Cense Dom Bosco.

    A unidade vem trabalhando com temas geradores de debates e, neste mês de setembro, o assunto escolhido foi o machismo. A proposta é amplificar o diálogo a partir de uma metodologia traçada em conjunto pelas equipes técnicas e demais servidores do Cense, para que, durante o mês o tema seja abordado com os adolescentes, famílias e todos os que trabalham no local, gerando uma reflexão individual e coletiva. O tema tem entrado na pauta e sendo trabalhado pelo atendimento religioso, pela Escola Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, e pelas equipes de Pedagogia e Saúde Mental da unidade.

    Já nas segundas-feiras, é dia de “Bazar Solidário”, iniciativa que recebe doações de roupas que chegam dos servidores dos mais diversos setores do Novo Degase e demais pessoas que queiram contribuir, e são colocadas à disposição dos familiares dos adolescentes durante o bazar. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados