• Equipe do Novo Degase de Robótica “Transformers” se classifica para Etapa Nacional

19/09/2017

A equipe de Robótica do Novo Degase, agora com seu novo nome, “Transformers”, se classificou, entre as seis melhores, para a etapa nacional que será realizada em Uberlândia-MG, em 2 e 3 de dezembro. O Torneio Brasil de Robótica deste sábado (16/09) foi realizado na Escola Sesi de Jacarepaguá. A equipe da professora Sandra Decembrino teve pela primeira vez meninos da Escola João Luiz Alves (EJLA) entre os participantes (que sempre era representada por meninas do Cense PACGC, unidade de internação feminina).

Também reforçaram a equipe membros da Assessoria de Sistematização Institucional do Novo Degase (Asist), como os professores Sandra Mirabelli e Carlos Victor, além do professor Célio Neri, que trabalha com Sandra Decembrino na rotina de robótica da unidade.

O convite para o torneio partiu da empresa responsável pelo evento, a R2E – Róbotica, Educação e Eventos, por meio do Colégio Estadual Luíza Mahin, para que o Novo Degase disputasse na categoria Middle (de 9 a 15 anos de idade), competindo com alunos de outras instituições de ensino do Rio de Janeiro. Diante da proposta, a Asist, responsável pela área de desenvolvimento de projetos Lego e Robótica no Departamento, vem assessorando a participação dos adolescentes no evento.

O tema do torneio foi “Turismo Sustentável” e os participantes desenvolveram um projeto dentro das normas pré-estabelecidas, propondo desafios e soluções para aplicação no Ecoturismo. O material foi analisado pela comissão julgadora do torneio e os integrantes das equipes serão sabatinados sobre o trabalho realizado no dia da disputa. Na sequência, a parte prática da competição aconteceu nos campos de missão, um tapete com diversos desafios, posicionados sobre uma mesa de competição, que formaram um cenário. O robô, comandado pelos competidores,  percorreu sobre o tapete,  realizando o maior numero de missões (desafios propostos) possíveis na partida.

A assessora às Medidas Socioeducativas e ao Egresso (Amseg), Saturnina Silva, parabenizou os classificados, traduzindo o  sentimento do departamento.

– Que orgulho e lição para nós esses adolescentes estão nos dando. Como é importante acreditar e investir . Parabéns Sandra e equipe por acreditarem - disse Nina.

Equipes classificadas para a Etapa Nacional (categoria Middle – 09 a 15 anos), em Uberlândia-MG - dez/2017:

Robots

Big Bang