Novo Degase

Notícias

  • Profissionais do Programa Esporte e Cidadania para Todos são recebidos no Degase

    15/09/2017

    Por Ascom Degase

    O Novo Degase recebeu nesta sexta-feira (15/09), no auditório da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, cerca de 230 profissionais que irão trabalhar no Programa Esporte e Cidadania para Todos, parceria entre o Ministério do Esporte, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Estadual de Educação. Os adolescentes do Novo Degase serão contemplados, assim como outros jovens em vulnerabilidade social em diversas áreas do estado do Rio.

    O projeto elaborado pela UFF contará com lutas e artes marciais, como o judô, o jiu-jitsu e a capoeira; esportes coletivos, como o futebol de campo, o futsal, o handebol, o basquete e o vôlei, que serão incorporadas às rotinas das unidades.

    Profissionais do Degase, como a assistente social Rosângela Garcia e o diretor da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), Alexander Martins, explicaram aos presentes (professores de Educação Física, assistentes sociais e pedagogos), a história do Degase, o tipo de relação que eles terão com os adolescentes e como funcionam as unidades e as medidas socioeducativas aplicadas no sistema. O diretor esclareceu também sobre as diversas parcerias atuais e o funcionamento delas.

    Representando o Ministério do Esporte, estiveram presentes a coordenadora de Área da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Beatriz Fernandes, e a representante da equipe pedagógica, Ieda Rinaldi. O presidente do Conselho de Assistência Social de São Gonçalo, André Emerick, e o representante da UFF, Antônio Jorge Soares, participaram da mesa de abertura.

    A assistente social Suelen de Araújo também expôs mais informações e diretrizes do programa, enquanto Ellen Barreto, da Secretaria de Educação de Itaboraí alertou a todos para a importância do projeto.

    - A gente precisa sair daqui hoje pra fazer a diferença. Somos um programa piloto, que pode vir a se transformar em algo bem maior e contínuo. Por isso temos a responsabilidade de fazer muito bem feito – estimulou Ellen.

    O programa terá 47 núcleos espalhados pelo estado e nove nas unidades de internação do Novo Degase. Nessas unidades serão propostas cinco turmas de 15 adolescentes por núcleo, beneficiando cerca de 75 adolescentes em lutas/artes marciais e 75 adolescentes nos esportes coletivos e individuais, totalizando cerca de 150 beneficiados em cada unidade.    

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados