Novo Degase

Notícias

  • Adolescentes do Novo Degase participarão de Torneio Brasileiro de Robótica no próximo final de semana

    12/09/2017

    Por Ascom Degase

    No próximo sábado (16/09), o Novo Degase estará presente na Escola SESI Jacarepaguá para o Torneio Brasil de Robótica, um evento de cunho educativo-científico-tecnológico que tem o objetivo de preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos nos mais diversos estilos de torneios científicos, tecnológicos e de robótica.

    Na ocasião, que será a etapa regional do torneio, o Degase será representado pela equipe Transformers, que contará com 4 meninos da Escola João Luiz Alves (EJLA) e 1 menina do Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC), além do professor Célio Neri e a professora Sandra Decembrino como técnicos e mentores do time, dois profissionais que já desenvolvem trabalhos de robótica com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 

    O convite partiu da empresa responsável pelo evento, a R2E – Róbotica, Educação e Eventos, por meio do Colégio Estadual Luíza Mahin, para que o grupo disputasse na categoria Middle (de 9 a 15 anos de idade), competindo com alunos de outras instituições de ensino do Rio de Janeiro. Diante da proposta, a Assessoria de Sistematização Institucional do Novo Degase (ASIST), responsável pela área de desenvolvimento de projetos Lego e Robótica no Departamento, vem assessorando a participação dos adolescentes no evento. 

    O tema do torneio será “Turismo Sustentável” e os participantes desenvolveram um projeto dentro das normas pré-estabelecidas, propondo desafios e soluções para aplicação no Ecoturismo. O material foi analisado pela comissão julgadora do torneio e os integrantes das equipes serão sabatinados sobre o trabalho realizado no dia da disputa. Na sequência, a parte prática da competição acontecerá nos campos de missão, um tapete com diversos desafios, posicionados sobre uma mesa de competição, que formam um cenário. O robô, comandado pelos competidores, deverá percorrer sobre o tapete, buscando realizar o maior numero de missões (desafios propostos) possíveis durante a partida.

    O primeiro torneio regional de 2017 já foi realizado no Triângulo Mineiro e até o final de outubro acontecerão todas as disputas regionais por todo o país, até chegar aos finalistas que competirão pelo prêmio nacional no mês de novembro.

    Os interessados em apreciar o evento e prestigiar os jovens participantes poderão comparecer na Escola Sesi Jacarepaguá (Avenida Geremario Dantas, 342), a partir das 8h do próximo sábado (16/09).  

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados