Novo Degase

Notícias

  • Curso de Formação de Ações Rápidas começa na ESGSE Paulo Freire

    23/08/2017

    Por Ascom Degase 

    Numa ação conjunta entre a Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire, a Coordenação de Segurança e Inteligência (CSint) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), começou na última segunda-feira (21/08), o curso de Formação Ações Rápidas para 29 agentes socioeducativos do Novo Degase. 

    O objetivo do curso é refletir sobre as bases teóricas e metodológicas da socioeducação e atualização das técnicas específicas da área da segurança para gerenciamento de crise e mediação de conflitos, sendo dividido em duas partes (teórica e prática). Na teórica estão sendo tratados assuntos pertinentes à Segurança Socioeducativa, Gerenciamento de Crise, Direitos Humanos, Mediação de Conflito, Negociação em Situações de Conflito, Preparação da Mente e do Corpo para Situações de Conflito, entre outros temas.

    Já na segunda parte, o curso abordará na prática o uso proporcional da energia, o uso de equipamentos não letais, procedimentos de deslocamento tático, intervenção em local de privação de liberdade e uso de equipamentos de proteção individual e defesa pessoal. 

    De acordo com a servidora da ESGSE Paulo Freire, Bianca Veloso, todos os agentes socioeducativos do curso são concursados no Novo Degase, trabalham em unidades de privação de liberdade; têm habilitação prévia para utilização de espargidor de pimenta com avaliação psicológica/psicotécnica e disponibilidade para realização do curso (cinco dias consecutivos para a parte teórica e cinco dias consecutivos para a parte prática). 

    – Pela primeira vez tivemos o processo seletivo descrito no Diário Oficial. Oitenta agentes se inscreveram. Desses, 29 foram selecionados e estão realizando o curso – explica Bianca. 

    Os candidatos considerados aptos no Processo Seletivo Simplificado iniciaram o Curso de Formação Ações Rápidas, que possui uma carga horária de 90 horas. A ESGSE emitirá certificado para os alunos que obtiverem no mínimo 75% de presença na parte teórica, pelo menos 50% de acerto no exame teórico e 100% de presença na parte prática que será realizada no Centro de Instrução Especializada – Ciesp/Seap, em Bangu. 

    Para receber a certificação do curso e uma identificação no uniforme para poderem ter uma atuação diferenciada, os agentes irão também ser testados fisicamente tendo que realizar barras, flexões de braços e abdominais. O curso teórico na ESGSE termina dia 25 de agosto e, o prático, no Ciesp, começa dia 11 e termina em 15 de setembro. 

    CURSO DE FORMAÇÃO (Parte Teórica)

    PERÍODO: 21 a 25 de agosto de 2017 

    PROFESSORES: Moisés; Cláudio Porciúncula; Elineque; Marizélia Barbosa; Raul Japiassu; Ed Wilson; Lívia Vidal; Flávia Gallo; Eliza; Mariana e Lourdes.

    Temas: Inteligência da Segurança Socioeducativa; Motivação e Liderança; Plano de Segurança Socioeducativa do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro; Memória Institucional e Identidade Profissional; Direitos Humanos; Justiça Restaurativa; Qualidade de Vida, Nutrição e Saúde Mental; Mediação de Conflito.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados