• Criaad Nilópolis realiza festejo junino e comemora saldo positivo do primeiro semestre do ano

03/07/2017

Na última sexta-feira (30/06), o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Nilópolis, realizou um arraiá para fechar as comemorações do primeiro semestre de 2017.

O festejo junino reuniu toda a equipe (todos os plantões) do atual Criaad feminino, que atende as adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade. As meninas, seus familiares, direção, equipe técnica, administrativa, agentes socioeducativos, cozinheiras, auxiliares de serviços gerais e familiares dos servidores se juntaram uma única festa, que mobilizou a todos.

O resultado da parceria equipe-direção-adolescentes-família pôde ser visto em um ambiente que mostrava, na prática, o que se espera da socioeducação e da ressocialização. Na ocasião, uma das jovens que hoje já está em liberdade e atualmente empregada e com carteira assinada pelo programa “Aprendiz na Medida” - parceria do Novo Degase com o Ministério do Trabalho - retornou à unidade para fazer parte da comemoração.

No pátio, todo decorado com bandeirinhas e painéis temáticos, houve brincadeiras, música, dança, mesas com variadas comidas típicas e um espaço em especial, para expor caixinhas decoradas com motivos juninos, que foram confeccionadas pelas próprias adolescentes – que mostravam o trabalho com orgulho - em uma oficina de artesanato promovida pelo Criaad.

A pedagoga Penha Marize Miranda, que atua na unidade, apontou a integração da equipe como uma peça fundamental para o trabalho que vêm sendo realizado:

- É muito fácil ter um grupo de trabalho, mas são momentos como esses, onde todos podem se encontrar e estar juntos que fortalecem a união e transformam um grupo em uma equipe – reforçou Penha.

A exemplo do que a pedagoga falou sobre o envolvimento do grupo de trabalho, há aproximadamente dois meses, um dos agentes socioeducativos da unidade, Ricardo Souza de Lima (Naval) também contribuiu com o espaço da unidade, pintando um enorme painel decorativo na sala de vídeo das adolescentes, e dando uma nova aparência ao local que, segundo as próprias meninas e demais servidores, se tornou muito mais agradável e prazeroso.

O diretor do Criaad Nilópolis, Almir Rocha de Sena, dirigiu algumas palavras aos servidores, falando sobre o objetivo da comemoração, o envolvimento da equipe e a repercussão que isso gera na realidade do trabalho:

- Uma das coisas que um gestor espera é ver sua equipe unida, interagindo em prol de realizar um objetivo em comum e, se somos capazes de nos unir para realizar uma festa como essa, despertando felicidade em todos, especialmente nas adolescentes que atendemos, somos capazes de realizar qualquer coisa. Gostaria de parabenizar toda a equipe, especialmente ao pessoal da cozinha e da limpeza, que foram fundamentais para a realização do nosso evento, que certamente deixará ótimas lembranças para todos – comemorou e agradeceu o diretor.