Novo Degase

Notícias

  • Educandário Santo Expedito realiza parceria para emissão de documentos de adolescentes internos

    17/04/2017

    Por Ascom Degase 

    A partir deste mês de abril, fará parte da agenda do Educandário Santo Expedito (ESE), uma ação de cidadania em parceria com o 230º Cartório Eleitoral (Bangu) que permitirá que sejam expedidos documentos como Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Certificado de Reservista de 20 adolescentes ao mês.

    No mês de março, a unidade estabeleceu e fortaleceu parcerias com outros órgãos públicos para realizar a emissão de documentos dos adolescentes internos na unidade, com o objetivo de inseri-los no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

     - O ESE sempre buscou providenciar documentos de identificação dos adolescentes acautelados com intuito de promover a conscientização sobre a importância do exercício da sua cidadania. A chegada do projeto Jovem Aprendiz (vinculado ao Pronatec) possibilitou ampliar a rede de articulação e viabilizar os demais documentos, além da identidade e CPF. Entendemos que essas medidas favorecem a construção de uma realidade diferente para o futuro desses jovens – explicou a diretora adjunta do Educandário, Verônica Valença.

    Para cumprir as exigências de acesso ao Pronatec, neste primeiro momento, foram atendidos 25 jovens que retiraram seus documentos pessoalmente no 230º Cartório Eleitoral, que foi aberto antes do horário de atendimento ao público, especialmente para a ocasião. A juíza Mirian Castro Neves solicitou apoio logístico do 14º Batalhão da Polícia Militar para realizar o deslocamento dos adolescentes da unidade ao órgão, que transcorreu normalmente.

    A partir de então, ficou acordado que sejam feitas mais duas ações mensais, nas quais serão atendidos mais dez adolescentes por vez, para a retirada de documentos. Também estão envolvidos como parceiros o Ministério do Trabalho, Detran e Exército.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados