Novo Degase

Notícias

  • Cense PACGC realiza Sarau com meninas em cumprimento de medida socioeducativa

    20/03/2017

    Por Ascom Degase

    Na última sexta-feira (17/03), o Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC), unidade feminina de internação e internação provisória do Novo Degase, realizou um sarau poético para fechar as comemorações da Semana da Mulher.

    As adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade vêm participando, desde o ano passado, de uma oficina de poesia falada com a psicóloga da Instituição, Aline Garcia, certificada pelo curso homônimo que foi ministrado por profissionais da Casa Poema em 2016. Desde fevereiro, a temática do empoderamento feminino foi o foco dos diálogos e poesias lidas pelas jovens nos encontros, para inspirar a criação de poesias autorais que foram apresentadas no Sarau.

    Os profissionais envolvidos no evento organizaram uma votação e premiação das poesias vencedoras, para valorizar o empenho e adesão das meninas à oficina. O trabalho culminou no Sarau onde as adolescentes puderam mostrar o que pensam e sentem sobre a realidade da mulher com suas palavras. Durante o processo de criação, as jovens se ajudavam entre si, e ampliavam seu repertório de ideias ao expor suas visões pessoais e conhecer as das outras. Além dos poemas autorais, também foram lidas obras de poetas mulheres como Adélia Prado e Cora Coralina, que também falavam sobre o “ser mulher”.

    - As dinâmicas da oficina trabalham muito a autoconfiança das meninas, a maioria dizia não ter capacidade de escrever uma poesia ou ter muita timidez para ler ou falar em público. Elas ultrapassaram suas barreiras e mostraram a si mesmas que são capazes, isso traz uma mudança profunda na autoestima e na forma que elas se enxergam e se expressam – explicou a psicóloga Aline.

    No ano passado, a Casa Poema, idealizada pela poeta, atriz e escritora Elisa Lucinda, chegou ao Novo Degase por meio do projeto Casa Futuro Agora, trazendo essa proposta de expressão e trabalho da linguagem por meio da poesia. Na época, foram realizadas oficinas de Poesia Falada com turmas de adolescentes e de servidores. Especialmente, no caso dos servidores do Departamento, a intenção era de que, além de se beneficiar do aprendizado, também se tornassem multiplicadores dentro das unidades, o que gerou frutos como esse trabalho que vem sendo realizado no PACGC. 

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados