Novo Degase

Notícias

  • Internos do Novo Degase iniciam Programa Jovem aprendiz

    07/03/2017

    Por Ascom Degase

    Desde o começo de 2017, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Novo Degase estão passando por um processo de preparação de documentações para exercer atividades remuneradas, como jovens aprendizes. Nesta segunda-feira, cerca de 200 jovens receberam uma oportunidade em empresas prestadoras de serviços como a Nova Rio e a Luso Brasileira, entre outras que oferecem a modalidade de emprego.

    Na semana que antecedeu esse encontro inaugural, etapa de assinatura de documentos e exames médicos admissionais, o coordenador da Cecel, George Fox, comentou sobre a expectativa e impactos desse programa nos esforços em socioducação:

    - O programa Jovem Aprendiz é o que mais se adequa à situação do adolescente e o reintegra à sociedade, porque trabalha conteúdo e o ambiente simulado, que é a pratica. Isso facilita muito o entendimento do jovem na absorção do conteúdo ensinado. O que faz esse programa importante é que ele representa a primeira experiência do jovem no trabalho, o que inclui os seus direitos e benefícios como bolsa aprendizagem, férias, 13º salário, uniforme, vale transporte, etc. – apontou Fox.

    O coordenador explicou ainda que a oportunidade é oferecida e aguarda-se que o jovem manifeste interesse, não há imposição. Nesse momento, o projeto está abrangendo os jovens da região metropolitana, atendendo jovens dos Centros de Recursos Integrados ao Atendimento do Adolescente (Criaads) de São Gonçalo, Duque de Caxias, Ilha do Governador, Penha, Santa Cruz, Bangu e Niterói, além da EJLA e ao Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa.

    - A capacitadora desta iniciativa é o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), instituição gabaritada que vai valorizar muito esse programa. Outro fator que vale destacar é que o programa traz um aspecto positivo à avaliação judicial do cumprimento de medida, já que nessa perspectiva o judiciário entende que o jovem aderindo está comprometido com sua progressão – finalizou Fox.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados