Novo Degase

Notícias

  • Internas do Cense PACGC estão fazendo oficina de fotografia “Retrato Falado"

    30/01/2017

    Por Ascom 

    A fotógrafa Tatiana Altberg, coordenadora do "Mão na Lata" (projeto parceiro da Redes Maré), está ministrando uma oficina de fotografia com 15 adolescentes do Centro de Socioeducação (Cense) Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina do Novo Degase. As meninas estão aprendendo como produzir e obter fotos por meio de câmeras fotográficas artesanais, confeccionadas por elas a partir de latas recicladas, no campus da Cecel, na Ilha do Governador. 

    - Há 13 anos desenvolvo oficinas de fotografia artesanal na Maré e digo que está sendo incrível realizar isso aqui no Degase. Além da confecção das latas (câmeras), vamos montar um laboratório portátil aqui para revelar as fotos – diz Tatiana. 

    A oficina faz parte do projeto Retrato Falado, contemplado pelo programa Rumos do Itaú Cultural, que prevê ainda uma instalação sonora e uma publicação virtual com imagens feitas pelos participantes do projeto.

    As aulas são todas as segundas e quartas-feiras na parte da manhã e devem durar cerca de dois meses. Além das aulas, às terças-feiras, Tatiana realiza sessões individuais de escuta com as participantes. Cada menina relata imagens marcantes de suas vidas, e descrevem a si, como em um retrato falado. Os áudios destes depoimentos são gravados e depois farão parte de uma instalação sonora. 

    A técnica utilizada nas oficinas é a pinhole, que permite explorar os princípios básicos da fotografia de forma lúdica, desde a confecção das câmeras, a partir de latas recicladas, ao momento de revelação dos negativos. Tanto o processo técnico quanto a metodologia de trabalho são ideais para crianças e adolescentes, uma vez que propiciam um processo de aprendizagem divertido e colaborativo. 

    Após a oficina na Ilha, os jovens do Educandário Santo Expedito (ESE) serão os próximos a receberem o projeto Retrato Falado.

     

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados