Novo Degase

Notícias

  • Equipe de robótica do Degase disputa torneio First Lego League em Macaé

    13/12/2016

    Por Ascom

    A etapa do Rio de Janeiro do First Lego League deste ano foi disputada em Macaé, na última sexta e sábado (9 e 10/12), na Funemac – Cidade Universitária. As Talentosas, equipe formada por adolescentes do Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina do Degase, e comandadas pelos professores Sandra Saragoça e Frederson Lívio, apresentaram um projeto inovador, mas devido a forte concorrência de todo o país, não irão disputar a próxima etapa (Sudeste). Somente os melhores colocados passavam de fase, que é a anterior a Nacional e que credencia para a etapa internacional, da qual a equipe do Degase foi vice-campeã em 2013, na Alemanha, na categoria Melhor Pesquisa, concorrendo com escolas do mundo inteiro.


    Porém, o que fica é a certeza de que elas, assim como seus professores (servidores do Degase) são capazes de pensar, produzir e apresentarem projetos que melhoram a vida cotidiana. Este ano o tema foi sobre animais. As equipes tinham que fazer algo para beneficiar a interação do homem com o animal. A professora Sandra explica o projeto.

    - Nosso projeto desenvolve casas para cães de rua, número que têm crescido muito. Elas são feitas de pallet (reaproveitamento de material), têm um compartimento onde quem quiser doar ração coloca pelo lado de fora e a mesma cai em um recipiente pelo lado de dentro (acessível ao cachorro). A água pode ser colocada por voluntários, mas também tem um sistema de coleta de água da chuva (com filtragem de resíduos sólidos). Tem forro de caixas de leite o que, já tentamos na nossa unidade e reduz muito a temperatura do ambiente e, para amenizar ainda mais, uma bicicleta ao lado onde um voluntário poderá pedalará fazendo funcionar o ventilador dentro da casa. Além de aliviar a sensação de calor do animal, o voluntário praticará uma atividade física.

    Sandra ressalta que o projeto tem espaço também para patrocínio (propaganda) na casa e na bicicleta, podendo ser viável a implantação pelas adolescentes quando saírem da unidade, gerando renda para elas.

    O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. 

    Por meio de uma experiência criativa, os competidores  são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real,  bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões da mesa de competições em 2min e 30seg.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados