Novo Degase

Notícias

  • Equipe Talentosas do Cense PACGC conquista primeiro lugar em etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica

    05/12/2016

    Por Ascom     

    A equipe Talentosas de robótica do Novo Degase, composta por meninas do Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), unidade de internação feminina e comandadas pelos professores Sandra Saragoça e Frederson Lívio, ficou em primeiro lugar na categoria Organização e Método – modalidade Middle (entre 9 e 15 anos) – da etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição foi realizada sábado e domingo (dias 3 e 4/12) no Sesi de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

    As meninas do sistema socioeducativo do Rio são auxiliadas pelo colégio Liceu Franco Brasileiro, parceiro de robótica do Novo Degase. A professora Sandra explica o invento que foi feito com as peças para a competição.

    - O tema deste ano são os pulsos, que são os grãos com alto valor nutricional, e que na nossa categoria teríamos que dar uma solução ao pequeno e médio produtor. Fizemos, então, uma máquina onde o agricultor despeja o feijão e a esteira desliza por cima de um ventilador potente onde os grãos defeituosos e a palha, vinda da colheita, são expulsos da esteira e caem diretamente em um recipiente que será encaminhado para ser aproveitado no campo como adubo. Com isso, só cai no final da esteira o feijão bom. Assim, o pequeno produtor consegue ensacar seu produto com menos de 2% de impureza como manda a lei. Também ajuda na fidelização do cliente que compra um produto de boa qualidade – explica Sandra. 

    Na competição, além da festa e da premiação, uma menina do Cense PACGC jogou capoeira com outros integrantes do torneio. O Torneio Brasil de Robótica – TBR – é uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, que, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico, objetiva preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica.

    A próxima competição do grupo será em Macaé, no torneio regional First Lego League, sexta e sábado (9 e 10/12), na Funemac – Cidade Universitária.

    Voltar

  • Revista AÚ
Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados